• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

Câmara debate acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia

21 de agosto de 2019
em Destaques, Notícias
Reading Time: 3min para ler
0
Câmara debate acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia

Audiência discutiu os efeitos do tratado de livre comércio assinado em junho deste ano. Alceu Moreira reforça que o Brasil vai alcançar 750 bilhões de consumidores com maior poder aquisitivo do mundo

A comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados realizou, nessa terça-feira (20), a audiência pública para iniciar um amplo debate sobre a reestruturação do tratado do Mercosul. A reunião serviu para debater sobre as consequências do acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia assinado em junho deste ano. A iniciativa foi do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que demonstrou preocupação, e quis saber o que está sendo acordado entre os dois continentes. “Nosso medo do acordo com a UE é de como vamos competir com os lácteos, o queijo da Suíça, como vamos competir com essa gente”, concluiu.

O deputado ainda disse que a agricultura familiar é outro setor que preocupa. “É preciso mensurar os efeitos desse acordo tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio, não só nos aspectos positivos, de abertura de mercado, mas, de forma especial, nos possíveis prejuízos”.

Na avaliação do parlamentar, em primeiro lugar o documento firmado precisa ser detalhado, esclarecendo as consequências para a agricultura dos países integrantes do bloco. Ele explicou que as discussões precisam continuar. “Para nós, o pior é quando tem incerteza e insegurança, ninguém sabe nada ao certo, e a partir daí o agricultor fica naquela pendência, e isso não pode acontecer”, finalizou.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, saiu em defesa do acordo, principalmente para o cidadão brasileiro. “Nós estamos colocando na relação dos mercados Mercosul e UE, 750 bilhões dos consumidores com o maior poder aquisitivo do mundo”.

Para o parlamentar, vai haver um aumento da capacidade de consumo de alimentação, por exemplo, só a China vai trazer para o mercado de consumo mais de 300 milhões de pessoas, enquanto a Índia tem perto de um bilhão de pessoas para consumir. Ele afirma que a segurança alimentar para pessoas de qualquer renda vai ser algo de grande importância. “O Brasil é e será um produtor de alimentos muito importante para o mundo, e fazer um acordo com a comunidade europeia e poder trazer toda a sua tecnologia”, disse.

O representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Victor Silveira, afirmou que o governo federal trabalhou muito para que o acordo fosse efetivado. “Será benéfico para todos, elevando a um novo patamar as relações econômicas e políticas entre o Brasil e a União Europeia”.

Silveira esclareceu ainda que “o pacto vai facilitar o acesso ao mercado agrícola europeu, o que vai aumentar a corrente de comércio entre os continentes, facilitando a vinda de investimentos, além de exportar mais de US$ 100 bilhões até 2035″. A promessa é de que seja o maior acordo de livre-comércio no mundo.

A aliança de mercado ente o Mercosul e a União Europeia já era negociada há vinte anos. O governo federal acredita que os ganhos para o PIB do país cheguem a R$ 500 bilhões num período de dez anos. Segundo o texto, o acordo abrange isenção de tarifas alfandegárias, importação e exportação de produtos agrícolas, automóveis e maquinários, serviços, compras governamentais, medidas sanitárias e fitossanitárias, propriedade intelectual.

Prazo – Outra boa notícia é que a União Europeia terá um prazo de até dez anos para zerar as tarifas sobre a maioria dos produtos produzidos pelo Mercosul. Em contrapartida, o Mercosul vai contar com até quinze anos para fazer o mesmo. Além disso, o acordo entre os países se compromete em promover e trabalhar a favor da proteção ao meio ambiente e também aos direitos humanos.

Passar ratificado o tratado, o documento ainda precisa passar por aprovação no parlamento de 33 países dos dois blocos econômicos. A expectativa é de que o acordo entre em vigor até 2020.

Participaram também do debate o coordenador-geral de Estatísticas e Análises Comerciais da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gustavo Cupertino, a superintendente de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Lígia Dutra, o coordenador-geral de Sustentabilidade e Regulação da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Marco Antônio Alencar, além de parlamentares e outras autoridades ligadas ao setor.

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Tags: MercosulUnião Europeia
Publicação anterior

Rodrigo Maia vai realizar comissões gerais para debater licenciamento ambiental e pesticidas na Câmara

Próxima publicação

Câmara aprova projeto que regulamenta práticas de vaquejada, rodeio e do laço no Brasil

Próxima publicação
Câmara aprova projeto que regulamenta práticas de vaquejada, rodeio e do laço no Brasil

Câmara aprova projeto que regulamenta práticas de vaquejada, rodeio e do laço no Brasil

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante evento, o deputado Sérgio Souza destacou projetos prioritários para dar segurança jurídica ao produtor rural. bit.ly/2RG8bGb

responder retuitar favorito
00:00 · 21 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

💪🇧🇷💪🇺🇸 twitter.com/USAmbBR/…

responder retuitar favorito
19:24 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

#FIAgro | Durante a reunião da @fpagropecuaria, o deputado @ArnaldoJardim destacou a mobilização para derrubada dos vetos do FIAgro. “Temos intensificado o debate e estamos em um trabalho de convencimento. A expectativa é votar na terça-feira (27) os vetos no Congresso Nacional."

responder retuitar favorito
15:45 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Membros da @fpagropecuaria debatem em reunião, por videoconferência, a possibilidade da utilização da estrutura de vacinação animal para produzir vacina para o Covid-19, com as adaptações necessárias. pic.twitter.com/KOF5…

responder retuitar favorito
15:16 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante a live, o relator do Projeto de Lei (5191/2020) que cria os FIAgro, deputado @christinoaureo (PP-RJ) enfatizou a importância do projeto para toda a cadeia do agronegócio. wp.me/p8KF4W-5YL

responder retuitar favorito
12:25 · 20 de abril de 2021

Nosso Instagram

Siga-nos

  • A lei 14.130, que institui os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (Fiagro), foi sancionada com vetos pelo presidente da república. Um dos vetos mais criticados impede a isenção de imposto de renda (IR) para o rendimento distribuído (dividendos) para pessoas físicas que investissem nos produtos.

Para o deputado @christino.aureo , que foi relator do projeto na Câmara, a justificativa da Receita Federal para os vetos não procede, e irá lutar para a derrubada dos vetos.

 #fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Segundo o deputado Arnaldo Jardim (SD-SP), o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro) prevê que investidores possam adquirir cotas dos fundos criando a possibilidade de incluir mais recursos para serem investidos no setor agropecuário. 

Para o produtor, a Lei traz inúmeras oportunidades. Além de possibilitar a captação de mais recursos para o setor, o agricultor também poderá ofertar a sua propriedade para receber cotas.

Outra vantagem é a profissionalização da gestão patrimonial e da produção do setor, uma vez que, para minimizar os riscos de qualquer investimento, os fundos irão buscar administradores profissionais do mundo financeiro ligados ao agro, gerando melhoria na governança.

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • O deputado @nerigeller (PP-MT), relator do Projeto de Lei 3729/2004, que trata do Licenciamento Ambiental no Brasil, se reuniu nesta segunda-feira (19) com membros das Associações Brasileira e Mato-grossense dos Produtores de Algodão - Abrapa e Ampa, respectivamente, para debater o relatório a ser apresentado sobre o tema.

“Nós já iniciamos o debate desde o primeiro dia que fui designado como relator”, explica Geller, que tem articulado com diversos setores da sociedade pontos importantes para compor o documento e gerar benefícios a todo país. “Nós queremos fazer um licenciamento que seja bom para o Brasil”, pontua o parlamentar.
  • O Canal Rural News traz, nesta segunda-feira 19/04, às 20h, debate sobre a recomposição orçamentária para o Ministério da Agricultura. 

Participam: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke. A apresentação será com Antônio Petrin. 

Acompanhe pelas redes sociais do Canal Rural!
  • O objetivo do Fundo de Investimentos do Agronegócios é que funcione aos moldes de outros fundos, como o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Ou seja, o FIAgro vai permitir que qualquer pessoa ou empresa possa investir na agropecuária, sem precisar ir para uma fazenda. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Durante a primeira da série de lives produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), o autor do projeto, deputado @arnaldojardimoficial, comenta um dos principais motivos que tornam o projeto tão interessante para o possível investidor. Confira!
  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario

RSS Últimas notícias

  • Presidente da FPA participa de cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja-BR
  • “O agro vai salvar o Brasil produzindo vacinas,” diz senador Wellington Fagundes
  • Em live, deputado Christino Áureo defende derrubada de vetos ao FIAgro no Congresso Nacional
  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Deputado Zé Silva debate com membros da FPA projeto de Regularização Fundiária
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.