Membros da FPA participam da Abertura Nacional da Colheita da Soja em Jataí (GO)



Durante evento, presidente da FPA, deputado Alceu Moreira afirma que o colegiado vai entregar legislações qualificadas



Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participaram da Abertura Nacional da Colheita da Soja em Jataí (GO), nesta quinta-feira (23). Durante o evento, que é considerado o maior da sojicultura brasileira, foram debatidos temas como perspectivas da safra 2020, pauta política da cadeia produtiva da soja, o mercado nacional e internacional e os desdobramentos do acordo Estados Unidos e China e os impactos para formação de preços no Brasil.

O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS) participou do painel e falou sobre a abertura de novos mercados. “O mercado por si só é um corpo multilateral e cada circunstância reflete uma imagem. Enquanto estou aqui, a ministra Tereza Cristina já esteve na Alemanha se reunindo com ministros da Agricultura e também na Índia. Em março, estaremos em Bangladesh buscando abertura de mercados”, disse.

Segundo Moreira, quem tem 300 parlamentares no Congresso é a roça. “Fomos nós quem conseguimos convencê-los por eficiência, eficácia, trabalho e poder de convencimento para trazê-los. Nós não conseguimos aprovar tudo na Câmara dos Deputados, mas ninguém aprova na Câmara sem a participação da FPA”, destacou.

“Nós temos a Frente Parlamentar e vamos proporcionar maior volume de entrega de legislações qualificadas para gerar segurança jurídica. Vamos entregar a MP 897, como outro marco regulatório do financiamento agro nacional. Já entregamos a lei de conectividade para o campo aplicar tecnologias. Nós estamos entregando a lei dos defensivos, licenciamento ambiental e PPP’s prontas”, enfatizou Moreira.

O deputado Zé Mário (DEM-GO) destacou que durante o evento foi colocado, com muito conhecimento, a importância do agro brasileiro e tudo que se situa em torno do setor. “Quando a gente fala do agro a gente fala do Brasil que dá certo. O agro mais uma vez vai puxar todo esse desenvolvimento do país”, disse. O parlamentar destacou ainda um dos desafios do setor debatidos na FPA. “Talvez, de todos os desafios, o maior que nós temos como representantes dos produtores rurais é conseguir fazer com que o brilho do agro possa também ser transferido em segurança e, acima de tudo, em garantia de renda aos nossos produtores brasileiros. ”

Deputado Zé Mário

Para o deputado Zé Silva (SD-MG) “a colheita é um momento sagrado de contemplar o resultado do trabalho árduo dos agricultores, aliados à generosidade da natureza, garantem o alimento na mesa de cada um. E esta é a maior safra de soja da história.”

Governador de Goiás Ronaldo Caiado (esquerda) e Deputado Zé Silva (direita)

Participaram ainda o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), o pesquisador da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, o engenheiro agrônomo da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Túlio Gonçalo, o presidente da Croplife Brasil, Christian Lohbauer, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, e o presidente da Agroconsult, André Pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *