• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

A vida no campo e a qualidade do ar das cidades

19 de agosto de 2016
em Artigos
Reading Time: 3min para ler
0

Dilceu Sperafico*

Não por acaso cada vez mais pessoas estão se mantendo, planejando e/ou procurando morar em áreas ou comunidades rurais, apesar da falta de estrutura, de conforto, de serviços e de segurança pública nessas localidades.

A tranqüilidade, sossego, tradição familiar e até apelos ecológicos da vida no campo, tão exaltados no passado, não são mais os mesmos, como demonstram os seguidos registros de ataques às famílias e outros males dos tempos modernos, mas certamente a insegurança não se restringe à área rural.

Nas cidades, como sabemos, as dificuldades, violências e maldades, lamentavelmente são ainda maiores, mais constantes e com resultados ainda mais trágicos e assustadores.

Conforme estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre as grandes preocupações da população urbana da atualidade está a péssima qualidade do ar na maioria das cidades de todo o planeta, especialmente nos centros de médio e grande porte.

Riad, Nova Déli, Cairo e Pequim seriam as cidades com ar mais poluído do mundo, aumentando sensivelmente riscos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.

Tais enfermidades já estariam causando mais de seis milhões de mortes por ano, incluindo mais de 15% de vítimas de câncer.

Segundo o estudo, cerca de 80% dos moradores de áreas urbanas estão expostos a níveis de contaminação do ar acima de limites estabelecidos pela OMS, com os riscos decorrentes desta situação.

Para piorar ainda mais o quadro, apesar da falta de qualidade do ar afetar cidades de todas as regiões do mundo, os habitantes de localidades de baixa renda são os que mais sofrem conseqüências da poluição e deterioração dos recursos naturais.

Conforme o levantamento, 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes em países em desenvolvimento não respeitam normas da OMS sobre a qualidade do ar. Já entre os países desenvolvidos, o percentual cai para 56%.

Na maioria dos casos, a contaminação do ar se deve às concentrações elevadas de pequenas e finas partículas de poluentes, contendo sulfato, nitratos e carbono negro, que representam o principal risco ambiental para a saúde humana e animal.

Somente as mortes prematuras causadas por  AVCs, cardiopatia,  câncer de pulmão e doenças respiratórias agudas, especialmente a asma, decorrentes da poluição atmosférica, somariam mais de três milhões anuais no planeta, atingindo principalmente as populações urbanas mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas mais pobres, segundo a OMS.

Os especialistas que analisaram níveis de poluição em 795 cidades de 67 países, destacam que os padrões de contaminação nas áreas urbanas se elevaram 8%  entre os anos 2008 e 2013.

Os níveis mais elevados foram detectados em países mais pobres, com padrões de contaminação anuais médios de cinco a 10 vezes superiores aos limites estabelecidos pela OMS.

Para deter a poluição e melhorar a qualidade do ar, a OMS e a própria Organização das Nações Unidades (ONU), recomendam a limitação de emissões de resíduos industriais, o aumento do uso de energias renováveis e a garantia de prioridade de investimentos públicos ao transporte coletivo e implantação de ciclovias.

Para o nosso alívio, apesar do crescimento da agroindústria, as cidades do Oeste e de todo o Paraná ainda não apresentam índices tão graves de contaminação do ar, mas precisamos nos manter atentos a este risco ambiental.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Publicação anterior

Vinho brasileiro é destaque em eventos em Brasília

Próxima publicação

Projeto une agricultores e apicultores contra a mortandade de abelhas

Próxima publicação
Projeto une agricultores e apicultores contra a mortandade de abelhas

Projeto une agricultores e apicultores contra a mortandade de abelhas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Na segunda-feira (12), foi ao ar a primeira de uma série de lives a ser produzida pela @fpagropecuaria sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). Durante a live, o autor do projeto, deputado @ArnaldoJardim explica do que se trata a lei. Confira! pic.twitter.com/Sxmn…

responder retuitar favorito
17:30 · 16 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

De acordo com um levantamento divulgado pela @Conab_Oficial, a produção de grãos no Brasil está estimada em 273,8 milhões de toneladas para a Safra 2020/21, um recorde, que representa um aumento de mais de 6% em relação à safra passada. Saiba mais: bit.ly/3td5l9H pic.twitter.com/LreZ…

responder retuitar favorito
14:00 · 14 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Em live realizada na segunda-feira (12) pela @fpagropecuaria, membros do Poder Legislativo e do mercado financeiro debateram sobre a Lei que cria os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). bit.ly/3dbhC94

responder retuitar favorito
13:48 · 14 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

🇧🇷 O Brasil responde por 7% da energia renovável global e está empenhado em manter a sintonia com os acordos internacionais e com as metas globais de redução de carbono. Confira a segunda parte da nossa série sobre o verdadeiro #agro do Brasil. #CompartilheAVerdade pic.twitter.com/VaOw…

responder retuitar favorito
12:01 · 14 de abril de 2021
Twitter
Arnaldo Jardim
Arnaldo Jardim
@ArnaldoJardim

Produtiva reunião! Discutimos também como agir para derrubar os vetos ao #Fiagro @fpagropecuaria @camaradeputados twitter.com/fpagrope…

responder retuitar favorito
17:00 · 13 de abril de 2021 ·
reenviado por FPA

Nosso Instagram

Siga-nos

  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • ❗❗ PROGRAME-SE ❗❗

📲 Na próxima segunda-feira (19), às19h,  a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) volta a debater os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). Desta vez, o foco será atratividade dos Fundos para o produtor rural. 

✅ Participam da live, o deputado Christino Áureo (PP-RJ) - relator da Lei FIAgro; Renato Buranello - sócio da VBSO Advogados e Fundador do IBDA; e Paulo Mesquita - gestor de agronegócio da Riza Asset Manegement. A moderação do debate ficará por conta do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão.

Se inscreva no nosso canal do Youtube e não perca: https://bit.ly/3geN3kD 

#Live  #FIAgro
  • De acordo com o deputado @arnaldojardimoficial, o objetivo do Fundo de Investimentos no Agronegócios (FIAgro) é de disponibilizar aos investidores um canal seguro e flexível para aproximar o mercado financeiro e o de capitais do agronegócio. Mas, da forma que foi sancionada, nas palavras do próprio deputado, “os vetos descaracterizam o projeto e comprometem a existência do FIAgro”. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • De acordo com um levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no Brasil está estimada em 273,8 milhões de toneladas para a Safra 2020/21, um recorde, que representa um aumento de mais de 6% em relação à safra passada. 

Saiba mais: https://bit.ly/3td5l9H 

#safra #milho #agropecuária #produtorrural #oagronaopara #agronegocio #graos
  • Para se entender o novo Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro), é mais fácil entendermos como funcionam os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), que já existe no Brasil. Em termos simples, os FIIs são uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. 

Ou seja, o gestor do fundo age como uma espécie de síndico, pois também toma as decisões relativas ao dinheiro pago por todos os cotistas desse grande “condomínio financeiro”. No FIAgro funciona da mesma forma, o dinheiro vem de investidores, de todos aqueles que pretendem investir no setor da economia que mais cresce no país!

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic
  • Na última segunda-feira (12), foi ao ar a primeira de uma série de lives a ser produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre matérias importantes para o setor. O tema debatido foi os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), com a participação de membros do Poder Legislativo e do mercado financeiro. 

De acordo com o autor do Projeto de Lei (5191/2020) que cria o FIAgro, o deputado Arnaldo Jardim (CD-SP) afirmou que o Fundo só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do setor agro e da conjuntura econômica do nosso país”.

 A afirmação do deputado fica clara ao observamos que em janeiro de 2021, o mercado de capitais dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), sem negociação, atingiu R$ 123 bilhões, mesmo em um cenário de crise causado pelo Coronavírus, revelando um interesse crescente dos investidores pelo setor imobiliário no país. 

Veja a matéria completa na AgênciaFPA
  • #Repost @evair_de_melo (@get_repost)
・・・
☕O café é uma paixão mundial e está presente na rotina de milhões de famílias brasileiras. O ouro verde, como ficou conhecido historicamente, é celebrado mundialmente hoje, dia 14 de abril. No Dia Mundial do Café, a cafeicultura se mantém como um importante motor da economia brasileira, atingindo níveis históricos mesmo durante a recessão.

RSS Últimas notícias

  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Deputado Zé Silva debate com membros da FPA projeto de Regularização Fundiária
  • Regularização fundiária: justiça aos verdadeiros proprietários das terras
  • Deputado Neri Geller debate Licenciamento Ambiental com governo e sociedade civil
  • Nota Oficial: Recomposição orçamentária do Ministério da Agricultura
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.