Com as previsões de elevação da safra brasileira de grãos e a manutenção do câmbio favorável às exportações, o porto de Paranaguá, no Paraná, prevê exportar um volume de soja 6% maior em 2015, em relação ao ano passado, para cerca de 7,9 milhões de toneladas.
A expectativa de aumento no escoamento também está diretamente ligada a melhorias logísticas, conforme a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Neste ano, quatro novos shiploaders passarão a carregar os navios que atracam no corredor de exportação, de acordo com a Appa. “Os carregadores permitirão operar com navios de maior porte, reduzindo o tempo de embarque e o custo de transporte”, disse a entidade, em nota.
A Appa destaca também a readequação do sistema Carga Online, que ordena o recebimento de caminhões e permitiu eliminar as filas no acesso ao porto. Ao todo, Paranaguá recebeu em torno de R$ 480 milhões em investimentos entre 2011 e 2014.
Na última sexta-feira, o primeiro navio com soja desta temporada 2014/15 foi carregado no porto. O movimento mais intenso, contudo, acontece entre março e abril, período de pico da exportação da oleaginosa.