Cartel da carne é tema de debate na Câmara



A Subcomissão de Combate à Cartelização do Agronegócio, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, promove audiência pública nesta quarta-feira (28) para debater a cadeia produtiva da carne no Brasil e no mercado internacional. Várias outras reuniões estão programadas para debater a cartelização do setor.

O presidente da Subcomissão de Combate à Cartelização do Agronegócio, deputado Moreira Mendes (PSD/RO) afirma que “o cartel é uma prática abominável que elimina a concorrência e aumenta os preços no setor público e privado”. De acordo com Moreira Mendes “na maioria dos casos, a formação dos cartéis se dá por meio de acordo explícito ou implícito entre concorrentes para a fixação de preços, quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação”.

Já o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), também integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e autor do requerimento para a realização do debate, considera que “práticas de monopólio e cartelização no agronegócio brasileiro desestimulam a produção e atingem a pecuária em sua relação com o setor frigorífico, com o mercado de fertilizantes e de medicamentos de uso veterinário”.

Estão confirmados para esta audiência pública os convidados: Antônio Jorge Camardelli – Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – ABIEC e Ricardo Pinto – Presidente do Conselho Administrativo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal – SINDAN.

Dia: 28/08/2013

Local: Sala da Presidência da Comissão – Anexo II, Ala C – Sala T38

Horário: 14h30

Tema: “Prestar esclarecimentos sobre questões relevantes referentes à cadeia produtiva da carne no Brasil e no mercado internacional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *