• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crise pode reduzir poder da Funai sobre demarcação

3 de junho de 2013
em Notícias
Reading Time: 3min para ler
0

 

Sob pressão dos produtores – e mesmo de correligionários, como o senador Delcídio Amaral (PT-MS) -, o governo tenta conter a crise deflagrada com as sucessivas invasões de fazendas produtivas por indígenas, em diversos pontos do país, formando um colegiado que poderá retirar a exclusividade da Fundação Nacional do Índio (Funai),   subordinada ao Ministério da Justiça, Funai na demarcação das terras.

Essa nova instância deverá ser integrada por representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e das Cidades, mais a  Embrapa, que terão como primeira missão auxiliar a Casa Civil a concluir, até o final do mês, um estudo preliminar para um novo modelo de demarcação das terras indigenas.

A crise é aberta agora, depois da operação de reintegração de posse em fazenda do Mato Grosso do Sul, na última quinta-feira, que resultou na morte do índio terena Oziel Gabriel – não se sabe ainda se vítima de tiros disparados pela Polícia Militar ou mesmo pelos índios, conforme admite a própria Funai.

É uma medida destinada a esfriar os ânimos dos produtores que acusam a Funai de patrocinar as invasões para acelerar projeto paralelo de extensão das areas indigenas, à revelia das decisões judiciais em contrário. De um lado restritos por normas ambientalistas e, de outro, pela pressão da Funai, os produtores cobram ao governo autoridade sobre esta última, impondo a paralisação de suas ações até o pronunciamento do Supremo Tribunal Federal ( STF) sobre a questão.

“É mais do que hora de o governo federal suspender o processo de demarcação de terras indígenas, conduzido de modo arbitrário, e frequentemente ilegal, pela Funai, e aguardar que o Supremo Tribunal Federal estabeleça em definitivo o regime jurídico de demarcações de terras indígenas no país”, diz nota oficial da Confederação Nacional da Agricultura e Agropecuária (CNA).

A Confederação, presidida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), lembra ter advertido setores do governo para o risco de uma tragédia. Atribui o acirramento dos ânimos à “notória política de confronto” que seria promovida “pela Funai e ONGs aliadas ao CIMI  (Conselho Missionário Indigenista)”.

“Fazem dos índios, que dizem defender, massa de manobra de uma luta ideológica, que leva insegurança jurídica ao setor produtivo, responsável por 25% do PIB”, diz a entidade.

Produtores rurais de todo o País, preparam paralisações de rodovias e prometem lutar por uma CPI da Funai e pela demissão da presidente do órgão, Marta Azevedo, se o governo não apresentar solução efetiva para os conflitos num prazo razoável.

A Casa Civil havia determinado a suspensão das demarcações de terras indígenas no Paraná e no Rio Grande do Sul, mas os produtores já apontavam o acirramento das tensões no Mato Grosso do Sul e pediam uma ação política do Planalto.

Interlocução

Os produtores cobram não só a intervenção do Estado, mas também um interlocutor do governo com conhecimento da causa, para discutir soluções. Na última terça, parlamentares do Mato Grosso do Sul saíram frustrados de uma rodada de reuniões com a Casa Civil e a vice-presidência da República.

Expuseram o clima de tensão na região, pediram que a suspensão das demarcações fosse estendida ao Estado e reivindicaram a demissão da presidente da Funai, Marta Azevedo. Dois dias depois, o índio terena seria morto durante a reintegração de posse de uma fazenda no Estado.

“As soluções existem, falta decisão política”, afirma o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que participou das conversas com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente Michel Temer. Ele lembra que há anos os produtores rurais alertam o governo para a evolução do problema e afirma que o que aconteceu “não foi por falta de aviso”.

Paralisação e CPI

A Frente Parlamentar da Agricultura prepara uma paralisação nacional de portos e rodovias em todo o País no próximo dia 14, para chamar a atenção para o problema , confirma o deputado Nilson Leitão (PSDB-MS), Presidente da subcomissão de demarcação de terras indígenas da Câmara.

Leitão também prepara uma caravana pelo País para conferir in loco as novas reservas. Há visitas agendadas à região da usina de Belo Monte, no Pará, no próximo dia 17, e a Passo Fundo (RS) no dia 20 – dois focos de tensão. “Se o governo não age, nós vamos tentar apontar o melhor formato para as demarcações”, diz Leitão.

A bancada ruralista, a maior do Congresso, com mais de uma centena de parlamentares, também promete intensificar a pressão sobre o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que instale a CPI.

A movimentação pode desaguar na tramitação, com efetivas chances de aprovação, da proposta que transfere ao Congresso a decisão sobre a demarcação de terras.  (João Bosco,  Estadão – 03/6/13)

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Publicação anterior

FPA se reúne com Michel Temer às 15h

Próxima publicação

Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 disponibilizará R$ 136 bilhões

Próxima publicação

Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 disponibilizará R$ 136 bilhões

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

O presidente @jairbolsonaro prometeu em seu discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima eliminar o desmatamento ilegal até o ano de 2030, como havia se comprometido em carta enviada ao presidente americano Joe Biden (@POTUS). bit.ly/32BgXrg

responder retuitar favorito
19:38 · 22 de abril de 2021
Twitter
Sergio Souza
Sergio Souza
@_sergiosouza

Na minha entrevista à @CNNBrasil fiz questão de pontuar os mitos: 7% do nosso território nacional é utilizado pela agricultura, 22% pela pecuária, e 66% coberto por floresta nativa. Quer saber mais? Assista! CNN Novo Dia - Cúpula do Clima - youtu.be/dTq1uy29zFQ via @YouTube

responder retuitar favorito
17:40 · 22 de abril de 2021 ·
reenviado por FPA
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Em entrevista para a @CNNBrasil, o presidente da @fpagropecuaria, @_sergiosouza, defendeu o equilíbrio entre o agro e a preservação ambiental na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Para o deputado, não pode existir competição entre produção e preservação. wp.me/p8KF4W-5Zb

responder retuitar favorito
14:11 · 22 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante evento, o deputado Sérgio Souza destacou projetos prioritários para dar segurança jurídica ao produtor rural. bit.ly/2RG8bGb

responder retuitar favorito
00:00 · 21 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

💪🇧🇷💪🇺🇸 twitter.com/USAmbBR/…

responder retuitar favorito
19:24 · 20 de abril de 2021

Nosso Instagram

Siga-nos

  • A lei 14.130, que institui os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (Fiagro), foi sancionada com vetos pelo presidente da república. Um dos vetos mais criticados impede a isenção de imposto de renda (IR) para o rendimento distribuído (dividendos) para pessoas físicas que investissem nos produtos.

Para o deputado @christino.aureo , que foi relator do projeto na Câmara, a justificativa da Receita Federal para os vetos não procede, e irá lutar para a derrubada dos vetos.

 #fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Segundo o deputado Arnaldo Jardim (SD-SP), o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro) prevê que investidores possam adquirir cotas dos fundos criando a possibilidade de incluir mais recursos para serem investidos no setor agropecuário. 

Para o produtor, a Lei traz inúmeras oportunidades. Além de possibilitar a captação de mais recursos para o setor, o agricultor também poderá ofertar a sua propriedade para receber cotas.

Outra vantagem é a profissionalização da gestão patrimonial e da produção do setor, uma vez que, para minimizar os riscos de qualquer investimento, os fundos irão buscar administradores profissionais do mundo financeiro ligados ao agro, gerando melhoria na governança.

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • O deputado @nerigeller (PP-MT), relator do Projeto de Lei 3729/2004, que trata do Licenciamento Ambiental no Brasil, se reuniu nesta segunda-feira (19) com membros das Associações Brasileira e Mato-grossense dos Produtores de Algodão - Abrapa e Ampa, respectivamente, para debater o relatório a ser apresentado sobre o tema.

“Nós já iniciamos o debate desde o primeiro dia que fui designado como relator”, explica Geller, que tem articulado com diversos setores da sociedade pontos importantes para compor o documento e gerar benefícios a todo país. “Nós queremos fazer um licenciamento que seja bom para o Brasil”, pontua o parlamentar.
  • O Canal Rural News traz, nesta segunda-feira 19/04, às 20h, debate sobre a recomposição orçamentária para o Ministério da Agricultura. 

Participam: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke. A apresentação será com Antônio Petrin. 

Acompanhe pelas redes sociais do Canal Rural!
  • O objetivo do Fundo de Investimentos do Agronegócios é que funcione aos moldes de outros fundos, como o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Ou seja, o FIAgro vai permitir que qualquer pessoa ou empresa possa investir na agropecuária, sem precisar ir para uma fazenda. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Durante a primeira da série de lives produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), o autor do projeto, deputado @arnaldojardimoficial, comenta um dos principais motivos que tornam o projeto tão interessante para o possível investidor. Confira!
  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario

RSS Últimas notícias

  • Presidente da FPA defende equilíbrio entre agronegócio e preservação ambiental na Cúpula do Clima
  • Presidente da FPA participa de cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja-BR
  • “O agro vai salvar o Brasil produzindo vacinas,” diz senador Wellington Fagundes
  • Em live, deputado Christino Áureo defende derrubada de vetos ao FIAgro no Congresso Nacional
  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.