fbpx
  • Ir para FPA
Agência FPA
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
Agência FPA
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
No Result
View All Result
Agência FPA
No Result
View All Result

Brasil é referência mundial na reciclagem de embalagens de pesticidas

Descarte adequado de 95% dos materiais garante campo limpo há duas décadas

raullennon por raullennon
21 de junho de 2022
em Destaques, Notícias
0

O Brasil é, atualmente, referência mundial quando o assunto é reciclagem de embalagens de pesticidas, com o reaproveitamento de 95% dos recipientes utilizados no país. Durante a reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizada nesta terça-feira (21), o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João César Rando, destacou que todas as embalagens de defensivos agrícolas vendidos no país são recicladas, transformadas novamente em embalagem do mesmo produto ou incineradas em local apropriado. 

“Ao longo de 20 anos, constituímos um programa de logística reversa que garante a destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas reconhecido mundialmente e que se tornou referência para outros setores,” disse o presidente. 

João César explica que na França, por exemplo, o índice de reaproveitamento é de 77%; no Canadá e na Alemanha, de 73%, e no Japão, de 50%. “Nos Estados Unidos, país desenvolvido, com dimensões na agricultura parecidas com as do Brasil, esse índice é de 33%,” completou.

Presidente da FPA, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) destacou a importância da logística reversa para a preservação do meio ambiente. “O Brasil é o país que tem a agricultura mais sustentável do planeta. Temos que mostrar isso para os nossos brasileiros. É uma mudança do agricultor a favor da humanidade,” disse.

Segundo o Inpev, os dados que apontam o Brasil como referência nesta logística reversa, com reciclagem de embalagens de pesticidas, foram compilados com informações do retorno das embalagens de defensivos agrícolas de 60 países.

De março de 2002 a dezembro de 2021, a instituição superou a marca de 650 mil toneladas de embalagens vazias retiradas corretamente do campo – peso equivalente a 570 estátuas do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Desse total, apenas no ano passado, foram 53,6 mil toneladas. 

A cadeia desenvolvida pelo Sistema Campo Limpo, programa instituído pelo Inpev, é referência em logística reversa e exemplo de aplicação do conceito de economia circular. Segundo João Cesar Rando, o Sistema possibilita que, de cada 100 embalagens vendidas, 93 retornem ao processo produtivo após seu uso no campo. 

“Este processamento origina novas embalagens de agroquímicos, seguras e certificadas, além de outros artefatos aplicados em uma série de setores como no campo, na construção civil, na energia e na indústria automotiva”. O volume que não pode ser reciclado – cerca de 7% do total, segundo ele, – também é destinado de forma correta.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) ressaltou o papel da Bancada em acompanhar de perto a questão da logística reversa. “Do ponto de vista ambiental, esse é um trabalho perfeito, nenhuma outra frente no mundo tem o grau de eficiência que temos aqui”, frisou.

Além do impacto positivo que a existência do programa gera ao meio ambiente, João Cesar Rando ressaltou ainda que foram mais de 899 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas para a atmosfera entre 2002 e 2021 – capturado por 6,5 milhões de árvores. E, uma economia de energia elétrica suficiente para abastecer 5,2 milhões de residências durante um ano.

O Sistema Campo Limpo reúne a indústria fabricante, o canal de distribuição, os agricultores e o poder público. Cada um desses elos tem seu papel e sua responsabilidade definidas por Lei para promover a logística reversa e dar destinação ambientalmente adequada às embalagens de defensivos agrícolas.

A Lei 9.974/2000 regulamentou o destino das embalagens, criando atribuições e responsabilidades para indústrias, produtores e distribuidores. Esse resultado ganha relevância especialmente quando a Comissão de Agricultura (CRA), no Senado, promove duas audiências públicas interativas nesta quarta (22) e quinta-feira (23) para debater o substitutivo da Câmara ao projeto que moderniza o uso e produção de pesticidas no Brasil (PL 1.459/2022).

“O tema é muito importante e a Inpev é um exemplo. Faz um trabalho impressionante país afora. Diversos políticos do meu estado estão aqui porque acreditam que o tema pode ser levado para as cidades,” disse o deputado Nelson Barbudo (PL-MT).

“Se o mundo soubesse quanto estamos ajudando o meio ambiente, seríamos aplaudidos no exterior. Somos sustentáveis. Se a cidade seguisse o exemplo do campo, nossos rios estariam limpos e o meio ambiente agradeceria,” completou a deputada Aline Sleutjes (PROS-PR).  

O Sistema está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, somando 411 unidades fixas (postos e centrais de recebimento), além de recebimentos itinerantes que garantem a proximidade com produtores rurais que vivem em locais mais distantes das unidades.

Crise na suinocultura

Ainda, na reunião almoço da FPA, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, destacou que mesmo com o recente crescimento da produção de suínos e o salto de oferta ocorrido de 2019 a 2021, puxado pelo aumento da demanda chinesa, o Brasil vive uma crise no setor de suinocultura em 2022.

“O excedente de carne suína no mercado interno em 2021, foi piorado por um momento de perda de poder aquisitivo da população brasileira durante a pandemia, além do aumento no custo de produção que acabou dando início a crise da suinocultura que persiste até esse ano,” disse.

Marcelo ressaltou também que a previsão para este ano era de um primeiro semestre de dificuldades para a suinocultura, com o preço de venda do suíno em baixa e alto custo de produção. “O que não estava sendo previsto, era a piora desse cenário com a invasão da Ucrânia, e as sanções impostas à Rússia que acabaram acarretando mais crises para o mercado”, alertou.

Atento à situação, o deputado Sérgio Souza pediu união da Bancada para vencer o momento de dificuldade em que se encontra a cadeia da suinocultura. “Temos que achar uma solução para o setor e alavancar a cadeia”, disse o presidente da FPA. 

Publicação anterior

Comissão da Câmara aprova Proposta para investigar aumento do preço dos fertilizantes

Próxima publicação

Fundo Garantidor Solidário poderá ser usado em operações vinculadas à atividade rural

Próxima publicação
Senado aprova nova tolerância na pesagem de caminhões de carga

Fundo Garantidor Solidário poderá ser usado em operações vinculadas à atividade rural

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? + 41 = 45

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Balanço FPA do 1º semestre de 2021

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

valor 67% maior que o disponibilizado no plano anterior. A FPA se reuniu também com o presidente do @sebrae, @CarlosMelles, que apresentou as formas como o Sistema pode auxiliar o pequeno empreendedor voltado ao setor agropecuário brasileiro. Confira ⬇️ agencia.fpagropecuaria.org.br…

responder retuitar favorito
21:22 · 17 de maio de 2022
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

A @fpagropecuaria recebeu 10 propostas, da @SistemaCNA, para o Plano Agrícola e Pecuário do Brasil, que foram montadas em colaboração com o @SistemaFaeg. Uma das principais sugestões é a liberação de R$ 21,8 bilhões para Operações de Crédito Rural, (+)

responder retuitar favorito
21:22 · 17 de maio de 2022
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

@TerezaCrisMS também ressaltou que o momento é desafiador no mundo, não apenas no Brasil. "Precisamos nos unir na FPA para ajudar o Mapa e os produtores".

responder retuitar favorito
16:02 · 17 de maio de 2022
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

A ex-ministra @TerezaCrisMS afirmou que o plano safra é desafiador. "A inflação no mundo está crescendo todo dia, há uma tendência de desabastecimento em alguns países, que se voltaram para dentro com políticas protecionistas".

responder retuitar favorito
16:01 · 17 de maio de 2022
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

"A inflação é reflexo do custo de produção, que acaba chegando nos alimentos e quem paga a conta é o produtor e o consumidor. É preciso prestar mais atenção ao consumidor e demonstrar que o vilão não é o produtor rural, é a logística global, os insumos, os fretes".-@_sergiosouza

responder retuitar favorito
15:46 · 17 de maio de 2022

Nosso Instagram

Siga-nos

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

RSS Últimas notícias

  • Quem transforma se eterniza
  • Quem transforma se eterniza
  • IPA firma convênio com CVM para incentivar investimentos no setor agropecuário
  • Nota de Pesar: Falecimento do vice-presidente do IPA, Ismael Perina Júnior
  • Selo Arte garante amplo mercado para comercialização de queijos artesanais brasileiros
  • NOTA DE REPÚDIO | Atos de vandalismo em Brasília
  • NOTA OFICIAL | Extinção da Diretoria Agrícola do Ministério de Relações Exteriores
  • Prazo para inscrição no Programa de Regularização Ambiental (PRA) é alterado
  • Política Nacional de Apoio à pecuária Leiteira é aprovada na Câmara
  • Autocontrole é aprovado pelo Senado Federal
  • Início
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
  • Política de privacidade

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Cadastre seu e-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessários
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR