• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

“A pior praga é a desinformação”, diz ministra da Agricultura em audiência disputada na Câmara

10 de abril de 2019
em Destaques, Notícias
Reading Time: 4min para ler
0
“A pior praga é a desinformação”, diz ministra da Agricultura em audiência disputada na Câmara

Em debate sobre pesticidas, MAPA esclarece informações sobre a utilização do produto e combate fakenews no Congresso

A ministra da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Tereza Cristina, esteve na Câmara dos Deputados para falar sobre o registro de novos pesticidas no Brasil analisados e aprovados pelo órgão, além do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e Agência Nacional de Saúde (Anvisa), quanto ao impacto ambiental e toxidade humana. Apoiada pela maioria dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária, saiu vencedora da sabatina ao apresentar respostas com dados oficiais sobre a polêmica do tema.

Dados do MAPA trazem que em 2019 foram liberados 93 pesticidas protocolados ainda em 2015, ou seja, há quatro anos. Segundo a ministra, deste total, 44 são produtos genéricos com moléculas já utilizadas no mercado. “É importante combater a entrada de produtos ilegais no Brasil. Cada vez que demoramos de oito a dez anos para liberar um novo produto, eles entram ilegalmente no país. Isso significa 20% dos produtos consumidos em nosso mercado e é um dado muito preocupante, disse Tereza Cristina.

Alceu Moreira chamou atenção para a responsabilidade dos parlamentares em disseminar notícias falsas sobre o tema. “O tema é sério. Já chega de guerra entre o Agro e o meio ambiente. Precisamos caminhar juntos e entender que tecnologia vem para colaborar com o país e não para ser criminalizada a base de mentiras”, disse.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) agradeceu a oportunidade de ouvir o MAPA. Ele ressaltou que a produção agrícola brasileira cairia no mínio 50% sem a utilização de pesticidas e que é necessário levar informação para a população. “Lá fora, as pragas morrem naturalmente pela neve, aqui não tem isso”, esclareceu.

Para Zé Mario (DEM-GO), o setor agropecuário é o alicerce da economia brasileira, representando mais de 20% do PIB e dos empregos, além de 40% dos resultados positivos da balança comercial. “O custo de defensivos no Brasil ainda é o mais alto do mundo, mas quando analisamos o custo por tonelada produzida, somos o 13º lugar. Não conheço nenhum produtor que goste de gastar com pesticidas, mas são necessário para salvar a lavoura. Uma planta doente produz?” questionou o parlamentar.

O Ministério da Agricultura contestou dados de estudos feitos no Mato Grosso citados durante a reunião sobre contaminações na água e no leite materno por pesticidas. Segundo a pasta, os níveis detectados estão aquém do que é exclusivo de contaminação por pesticidas utilizados nas lavouras. “Existem outras substâncias que estão presentes em veneno de rato, shampoo para piolhos, entre outros produtos de consumo urbano, que podem sim ser absolvidos pelo organismo humano”, respondeu Tereza Cristina.

“A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado. O Japão utiliza 10 vezes mais pesticidas e tem uma das maiores longevidades do mundo. É preciso ter responsabilidade ao trazer dados aqui e checar. Apostamos na ciência e na tecnologia para garantir alimento seguro para as pessoas”, disse a ministra da Agricultura em resposta às perguntas de parlamentares da oposição sobre possíveis contaminações em populações urbanas.

Parlamentares da FPA argumentaram ainda que vários países, com regras rígidas de controle de resíduos em alimentos, importam produtos do Brasil. “Se tivéssemos tão fora da curva em relação aos pesticidas isso seria possível? Nossa longevidade está, inclusive, aumentando e temos que rever nosso sistema previdenciário. Contaminar o debate com mentiras é desonesto com a população que precisa de conhecimento correto sobre os pesticidas”, questionou.

Para o deputado Zé Silva (SD-MG), é necessário uma assistência técnica e de extensão rural para auxiliar os produtores na utilização dos produtos. O parlamentar ressaltou ainda que o debate sobre pesticidas no Congresso não envolve questões como aplicação incorreta, equipamentos necessários ou receituário agronômico, importantes para diminuir ainda mais qualquer risco de manejo.

Saiba mais

Pesticidas são produtos químicos ou biológicos, desenvolvidos a partir de pesquisas científicas, utilizados de forma preventiva e controlada para proteger as lavouras do ataque e da proliferação de pragas, doenças e plantas daninhas, garantindo que o alimento chegue à mesa da população em condições de consumo mais seguras.

O clima tropical brasileiro é caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas ao longo de todo o ano. Apesar de possibilitar até três colheitas anuais, o Brasil possui um ambiente ideal para a proliferação de pragas e doenças mais severas do que as existentes em países de clima temperado, como Estados Unidos e União Europeia. Os defensivos agrícolas são utilizados para combater esses organismos indesejáveis garantindo produtividade das lavouras e alimento mais saudável na mesa dos brasileiros.

Dados do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Anvisa, informam que quase 99% das amostras de alimentos analisadas, entre o período de 2013 e 2015, estão livres de resíduos de defensivos que representam risco agudo para a saúde. No total, foram 12.051 amostras de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos, monitoradas nos 27 Estados e no Distrito Federal.

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Tags: agriculturaagropecuária
Publicação anterior

Ministra da Agricultura sugere que debate sobre Funrural seja feito no Legislativo

Próxima publicação

Passivo do Funrural retorna à pauta da Câmara dos Deputados

Próxima publicação
Passivo do Funrural retorna à pauta da Câmara dos Deputados

Passivo do Funrural retorna à pauta da Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante evento, o deputado Sérgio Souza destacou projetos prioritários para dar segurança jurídica ao produtor rural. bit.ly/2RG8bGb

responder retuitar favorito
00:00 · 21 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

💪🇧🇷💪🇺🇸 twitter.com/USAmbBR/…

responder retuitar favorito
19:24 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

#FIAgro | Durante a reunião da @fpagropecuaria, o deputado @ArnaldoJardim destacou a mobilização para derrubada dos vetos do FIAgro. “Temos intensificado o debate e estamos em um trabalho de convencimento. A expectativa é votar na terça-feira (27) os vetos no Congresso Nacional."

responder retuitar favorito
15:45 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Membros da @fpagropecuaria debatem em reunião, por videoconferência, a possibilidade da utilização da estrutura de vacinação animal para produzir vacina para o Covid-19, com as adaptações necessárias. pic.twitter.com/KOF5…

responder retuitar favorito
15:16 · 20 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante a live, o relator do Projeto de Lei (5191/2020) que cria os FIAgro, deputado @christinoaureo (PP-RJ) enfatizou a importância do projeto para toda a cadeia do agronegócio. wp.me/p8KF4W-5YL

responder retuitar favorito
12:25 · 20 de abril de 2021

Nosso Instagram

Siga-nos

  • A lei 14.130, que institui os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (Fiagro), foi sancionada com vetos pelo presidente da república. Um dos vetos mais criticados impede a isenção de imposto de renda (IR) para o rendimento distribuído (dividendos) para pessoas físicas que investissem nos produtos.

Para o deputado @christino.aureo , que foi relator do projeto na Câmara, a justificativa da Receita Federal para os vetos não procede, e irá lutar para a derrubada dos vetos.

 #fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Segundo o deputado Arnaldo Jardim (SD-SP), o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro) prevê que investidores possam adquirir cotas dos fundos criando a possibilidade de incluir mais recursos para serem investidos no setor agropecuário. 

Para o produtor, a Lei traz inúmeras oportunidades. Além de possibilitar a captação de mais recursos para o setor, o agricultor também poderá ofertar a sua propriedade para receber cotas.

Outra vantagem é a profissionalização da gestão patrimonial e da produção do setor, uma vez que, para minimizar os riscos de qualquer investimento, os fundos irão buscar administradores profissionais do mundo financeiro ligados ao agro, gerando melhoria na governança.

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • O deputado @nerigeller (PP-MT), relator do Projeto de Lei 3729/2004, que trata do Licenciamento Ambiental no Brasil, se reuniu nesta segunda-feira (19) com membros das Associações Brasileira e Mato-grossense dos Produtores de Algodão - Abrapa e Ampa, respectivamente, para debater o relatório a ser apresentado sobre o tema.

“Nós já iniciamos o debate desde o primeiro dia que fui designado como relator”, explica Geller, que tem articulado com diversos setores da sociedade pontos importantes para compor o documento e gerar benefícios a todo país. “Nós queremos fazer um licenciamento que seja bom para o Brasil”, pontua o parlamentar.
  • O Canal Rural News traz, nesta segunda-feira 19/04, às 20h, debate sobre a recomposição orçamentária para o Ministério da Agricultura. 

Participam: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke. A apresentação será com Antônio Petrin. 

Acompanhe pelas redes sociais do Canal Rural!
  • O objetivo do Fundo de Investimentos do Agronegócios é que funcione aos moldes de outros fundos, como o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Ou seja, o FIAgro vai permitir que qualquer pessoa ou empresa possa investir na agropecuária, sem precisar ir para uma fazenda. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Durante a primeira da série de lives produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), o autor do projeto, deputado @arnaldojardimoficial, comenta um dos principais motivos que tornam o projeto tão interessante para o possível investidor. Confira!
  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario

RSS Últimas notícias

  • Presidente da FPA participa de cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja-BR
  • “O agro vai salvar o Brasil produzindo vacinas,” diz senador Wellington Fagundes
  • Em live, deputado Christino Áureo defende derrubada de vetos ao FIAgro no Congresso Nacional
  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Deputado Zé Silva debate com membros da FPA projeto de Regularização Fundiária
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.