Integrantes da FPA participam de lançamento do Censo Agropecuário 2017



Com visitas em campo, levantamento do IBGE pretende conhecer a produção agropecuária no país

Por inciativa da Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental (Gema), foi realizado nesta quarta-feira (27) o lançamento da exposição Censo Agro 2017, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. A solenidade contou com a presença dos presidentes do IBGE, Roberto Olinto, e do BNDES, Paulo Rabello, além de parlamentares da Casa.

Segundo o presidente da Gema e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), o lançamento tem como objetivo promover o novo levantamento do IBGE, o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, que se inicia em outubro deste ano. Com visitas em campo, o Instituto pretende conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários no Brasil.

Para Melles, com o Censo será possível medir o alcance e os resultados da agricultura na economia nacional. “O levantamento mostrará o cenário real do agronegócio, de forma transparente. Os dados coletados servirão para analisar a realidade do setor e formular políticas de desenvolvimento”, afirmou o parlamentar. A opinião é compartilhada pelo deputado federal Zé Silva (SD-MG), coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da FPA. Para ele, o Censo Agropecuário será uma excelente ferramenta para as demandas do campo, além de fornecer informações estratégicas para a formulação de políticas públicas.

A solenidade também contou com a participação do deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), presidente da FPA. Leitão destacou que o novo levantamento feito pelo IBGE vai mudar a cara da agricultura e agropecuária brasileira. “O Censo estará em campo, visitando todas as propriedades rurais do Brasil e mostrando quem são os brasileiros que produzem as riquezas do nosso País”, disse o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *