• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

Os desafios da produção de alimentos e combate à fome

30 de janeiro de 2017
em Artigos
Reading Time: 2min para ler
0

Dilceu Sperafico*

Os desafios do agronegócio brasileiro nas próximas décadas serão proporcionais às preocupações de governantes do mundo inteiro.

Em outras palavras, produzir, distribuir e garantir alimentos para a população humana, que deverá superar os nove bilhões de habitantes em 2050. O alerta vem sendo feito pela Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Isso porque o aumento da produção de alimentos nos próximos 35 anos, em volume suficiente para atender a demanda dos consumidores humanos não dependerá apenas da expansão de plantações, criações,  indústrias e estabelecimentos comerciais do setor.

Para que se alcance a meta de ampliar a oferta de alimentos básicos, além do crescimento da agropecuária, será necessário encontrar meios de controlar ou reduzir os efeitos negativos de alterações climáticas, desde enchentes e secas, até desastres naturais, como os vendavais e tempestades de granizo.

Todos esses fenômenos, como se sabe, se refletem na frustração de safras e redução da colheita e da qualidade de grãos, frutas e hortaliças, entre outros alimentos.

O clima, portanto, está entre os principais fatores determinantes para que se alimente a crescente população mundial, com produtos que atendam às suas necessidades, em termos de qualidade, diversidade e sustentabilidade.

No Brasil, a seca que atingiu o Nordeste nos últimos cinco anos resultou na perda de 50% da produção de alimentos tradicionais.

Nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, em 10 de outubro do ano passado, tendo como tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar”, a questão alimentar voltou a ser debatida em diversos países, reforçando as advertências sistemáticas da FAO.

Conforma instituição, se o número mundial de habitantes realmente superar os nove bilhões em 2050, para que não haja fome disseminada pelo planeta, a produção agropecuária e agroindustrial precisará aumentar em 60% para assegurar o equilíbrio da segurança alimentar.

Para atender às demandas do mercado e da atividade produtiva, segundo especialistas, será necessária agricultura mais adaptada às mudanças climáticas, um pouco diferente do atual cultivo menos técnico,  sustentável ou ambientalmente amigável, o que dependerá de muitos investimentos em pesquisa e tecnologia.

Será necessário, por exemplo, desenvolver e multiplicar variedades de alimentos mais resistentes às variações de precipitação, de calor e de frio, visando uma agricultura adaptada às mudanças climáticas.

Conforme técnicos da FAO, cultivar alimentos de forma sustentável significará adotar práticas que produzam mais com menos insumos na mesma área, recorrendo aos recursos naturais com maior sabedoria.

Em outras palavras, reduzir o desperdício e melhorar a colheita, a armazenagem, a embalagem, o transporte, a infraestrutura e o comércio do setor alimentício.

Por parte dos governantes, a FAO defende políticas públicas que facilitem o acesso dos mais pobres ao alimento, a partir da produção em quantidade suficiente e garantia da segurança alimentar para todos os cidadãos.

No Brasil, segundo a instituição, apesar da crescente produção agropecuária, cerca de 3% da população ainda enfrentam vulnerabilidade alimentar, mesmo depois do País haver saído do mapa da fome em 2014, graças às políticas públicas federais, estaduais e municipais e à maior oferta de alimentos, a preços acessíveis aos consumidores.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Publicação anterior

Setor agrícola investe em novas tecnologias para poupar tempo e dinheiro

Próxima publicação

Eleição da Câmara no “Cardápio” da FPA

Próxima publicação
No Cardápio da FPA, venda de terras para estrangeiros

Eleição da Câmara no “Cardápio” da FPA

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Na segunda-feira (12), foi ao ar a primeira de uma série de lives a ser produzida pela @fpagropecuaria sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). Durante a live, o autor do projeto, deputado @ArnaldoJardim explica do que se trata a lei. Confira! pic.twitter.com/Sxmn…

responder retuitar favorito
17:30 · 16 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

De acordo com um levantamento divulgado pela @Conab_Oficial, a produção de grãos no Brasil está estimada em 273,8 milhões de toneladas para a Safra 2020/21, um recorde, que representa um aumento de mais de 6% em relação à safra passada. Saiba mais: bit.ly/3td5l9H pic.twitter.com/LreZ…

responder retuitar favorito
14:00 · 14 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Em live realizada na segunda-feira (12) pela @fpagropecuaria, membros do Poder Legislativo e do mercado financeiro debateram sobre a Lei que cria os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). bit.ly/3dbhC94

responder retuitar favorito
13:48 · 14 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

🇧🇷 O Brasil responde por 7% da energia renovável global e está empenhado em manter a sintonia com os acordos internacionais e com as metas globais de redução de carbono. Confira a segunda parte da nossa série sobre o verdadeiro #agro do Brasil. #CompartilheAVerdade pic.twitter.com/VaOw…

responder retuitar favorito
12:01 · 14 de abril de 2021
Twitter
Arnaldo Jardim
Arnaldo Jardim
@ArnaldoJardim

Produtiva reunião! Discutimos também como agir para derrubar os vetos ao #Fiagro @fpagropecuaria @camaradeputados twitter.com/fpagrope…

responder retuitar favorito
17:00 · 13 de abril de 2021 ·
reenviado por FPA

Nosso Instagram

Siga-nos

  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • ❗❗ PROGRAME-SE ❗❗

📲 Na próxima segunda-feira (19), às19h,  a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) volta a debater os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro). Desta vez, o foco será atratividade dos Fundos para o produtor rural. 

✅ Participam da live, o deputado Christino Áureo (PP-RJ) - relator da Lei FIAgro; Renato Buranello - sócio da VBSO Advogados e Fundador do IBDA; e Paulo Mesquita - gestor de agronegócio da Riza Asset Manegement. A moderação do debate ficará por conta do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão.

Se inscreva no nosso canal do Youtube e não perca: https://bit.ly/3geN3kD 

#Live  #FIAgro
  • De acordo com o deputado @arnaldojardimoficial, o objetivo do Fundo de Investimentos no Agronegócios (FIAgro) é de disponibilizar aos investidores um canal seguro e flexível para aproximar o mercado financeiro e o de capitais do agronegócio. Mas, da forma que foi sancionada, nas palavras do próprio deputado, “os vetos descaracterizam o projeto e comprometem a existência do FIAgro”. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • De acordo com um levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no Brasil está estimada em 273,8 milhões de toneladas para a Safra 2020/21, um recorde, que representa um aumento de mais de 6% em relação à safra passada. 

Saiba mais: https://bit.ly/3td5l9H 

#safra #milho #agropecuária #produtorrural #oagronaopara #agronegocio #graos
  • Para se entender o novo Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro), é mais fácil entendermos como funcionam os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), que já existe no Brasil. Em termos simples, os FIIs são uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. 

Ou seja, o gestor do fundo age como uma espécie de síndico, pois também toma as decisões relativas ao dinheiro pago por todos os cotistas desse grande “condomínio financeiro”. No FIAgro funciona da mesma forma, o dinheiro vem de investidores, de todos aqueles que pretendem investir no setor da economia que mais cresce no país!

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic
  • Na última segunda-feira (12), foi ao ar a primeira de uma série de lives a ser produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre matérias importantes para o setor. O tema debatido foi os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), com a participação de membros do Poder Legislativo e do mercado financeiro. 

De acordo com o autor do Projeto de Lei (5191/2020) que cria o FIAgro, o deputado Arnaldo Jardim (CD-SP) afirmou que o Fundo só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do setor agro e da conjuntura econômica do nosso país”.

 A afirmação do deputado fica clara ao observamos que em janeiro de 2021, o mercado de capitais dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), sem negociação, atingiu R$ 123 bilhões, mesmo em um cenário de crise causado pelo Coronavírus, revelando um interesse crescente dos investidores pelo setor imobiliário no país. 

Veja a matéria completa na AgênciaFPA
  • #Repost @evair_de_melo (@get_repost)
・・・
☕O café é uma paixão mundial e está presente na rotina de milhões de famílias brasileiras. O ouro verde, como ficou conhecido historicamente, é celebrado mundialmente hoje, dia 14 de abril. No Dia Mundial do Café, a cafeicultura se mantém como um importante motor da economia brasileira, atingindo níveis históricos mesmo durante a recessão.

RSS Últimas notícias

  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Deputado Zé Silva debate com membros da FPA projeto de Regularização Fundiária
  • Regularização fundiária: justiça aos verdadeiros proprietários das terras
  • Deputado Neri Geller debate Licenciamento Ambiental com governo e sociedade civil
  • Nota Oficial: Recomposição orçamentária do Ministério da Agricultura
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.