Ex-presidente da FPA é homenageado com criação do prêmio Mérito Agropecuário Homero Pereira



2012061418184_palavra_homero_pereiraMED
Homero Pereira, morto em 2013, foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

 

 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou e promulgou, na noite de terça-feira (4), o Projeto de Resolução 256/14, de autoria do deputado Moreira Mendes (PSD-RO), ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que institui o prêmio “Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira”.

A premiação será concedida anualmente, será conferida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a cidadão e/ou instituição, seja ela pública ou privada, cujos trabalhos ou ações tenham se destacado nos campos científico, de pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.

A sugestão de indicação para o prêmio poderá ser apresentada por qualquer parlamentar junto à Presidência da Capadr, contendo relato sintetizado da ação desenvolvida pelo indicado.

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator da matéria e 1º vice-presidente da Câmara, destacou que o prêmio valoriza a “consistente contribuição do setor agropecuário para a sociedade brasileira”. Ele ressaltou que Homero Pereira é justamente homenageado por defender melhorias para o setor com soluções negociadas, “como em relação ao Código Florestal”.

Homenagem – Para o autor do projeto, o prêmio homenageia a biografia de Homero Pereira no mês de seu falecimento. “Queria agradecer aos colegas por essa homenagem mais que justa a Homero Pereira, um defensor ferrenho do setor agropecuário”, afirmou.

Homero Pereira foi produtor rural e técnico em agropecuária, iniciou sua trajetória como presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia (MT), foi diretor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e deputado estadual. Exerceu ainda mandatos de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Na Câmara, Homero Pereira assumiu como parlamentar em 2007 e foi reeleito em 2011, quando assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Aposentou-se em setembro de 2013 por motivos de saúde e faleceu em outubro do mesmo ano, vítima de um câncer.

Com Agência Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *