fbpx
  • Ir para FPA
Agência FPA
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
Agência FPA
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
No Result
View All Result
Agência FPA
No Result
View All Result

FPA repudia Sessão Solene em homenagem ao MST

Apenas no ano passado, o movimento foi responsável por 72 invasões de terras, mais que o contabilizado entre 2019 e 2022

jornalistafpa por jornalistafpa
28 de fevereiro de 2024
em Destaques, Notícias
0
FPA repudia Sessão Solene em homenagem ao MST

O Plenário da Câmara dos Deputados foi palco, nesta quarta-feira (28), de uma homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelos 40 anos de existência. Em 2023, primeiro ano do atual governo, o grupo promoveu 72 invasões criminosas Brasil afora, que incluiu um prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e área sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ao todo, foram 60 municípios invadidos.

De acordo com Alceu Moreira (MDB), deputado federal e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o MST não defende a reforma agrária, defende o uso de família como massa de manobra política e isso jamais pode ser objeto de defesa ou homenagem.

“Todos sabem que aqui nesta casa tem um conjunto de parlamentares que desejam que o país tenha paz e que todos que precisam da terra para trabalhar tenham esse recurso. Então eu digo ao MST: “se quiserem reforma agrária, nós somos favoráveis. e isso eu nunca vou apoiar, homenagear ou ajudar”, afirmou.

Segundo Evair de Melo (PP-ES), a bancada vai seguir com o enfrentamento às invasões de terras e aos movimentos que promovem a destruição do país, tanto nas áreas rurais quanto nas grandes cidades. “Não vamos admitir o desrespeito ao direito de propriedade. Vamos honras homens e mulheres que levantaram cedo e construíram seus patrimônios. É um movimento terrorista brasileiro e não vamos fugir desse debate”, disse o parlamentar.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG) o MST é um movimento criminoso que não possui CNPJ, endereço ou quem responde pelos atos de invadir, desrespeitar e agredir famílias no campo. “O que essa sessão de solenidade está homenageando? Enquanto no governo passado houve um número histórico de titularização, nesse governo vemos o crime tomando conta do país e saindo impune.”

CPI das invasões de terras

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou, entre outros grupos, o MST, ressaltou que o movimento é algo maléfico para toda a população e lembrou do trabalho feito durante a CPI. “Foram evidenciados os crimes ao direito de propriedade e a insegurança aos produtores. De onde veio a democracia desses que vieram se unir ao MST? O que estamos comemorando hoje?, indagou Salles”.

No documento elaborado pelo relator, foi pedido o indiciamento de 11 pessoas, entre elas o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, do líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), José Rainha e do diretor superintendente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Messias Silva.

Instalada em 17 de maio, a proposta da CPI foi apresentada por deputados e membros da FPA depois que invasões de terras foram registradas em áreas do sul da Bahia e em Goiás, em março deste ano.

Pacote contra invasões

Após o encerramento da CPI, a Comissão entregou um pacote com 7 projetos de lei contra invasões de propriedades ao presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Entre as propostas encaminhadas, constam projetos que vedam a concessão de benefícios sociais, crédito agrícola ou nomeação para cargos públicos para quem participa de invasões de terras e o impedimento em participar de programas governamentais relacionados à Reforma Agrária. Além desses temas, uma das propostas também classifica como terrorismo os atos violentos contra propriedades públicas e privadas. Veja a lista a seguir:

PL 938/2023 – Tem como objetivo punir com mais rigor as invasões a propriedades privadas e produtivas. Autor: Deputado federal Evair de Melo (PP-ES)

PL 1373/2023 – Impede que invasores de propriedades rurais sejam beneficiários de Programas relacionados à Reforma Agrária, regularização fundiária ou linhas de crédito voltadas ao setor. Autor: Deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO)

PL 1052/2023 – Penaliza invasões de terras com suspensão ou impedimento de acesso à Programas de Reforma Agrária. Autora: Deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT).

PL 1198/2023 – Aumenta a pena de esbulho possessório, isto é, a ocupação de um determinado bem, através de violência, clandestinidade ou precariedade para até oito anos de detenção. Autor: Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

PL 895/2023 – Propõe a perda de benefícios de programas sociais a quem invade. Autor: Deputado federal Coronel Zucco (Republicanos-RS).

PL 149/03 – Classifica como terrorismo atos violentos contra propriedades públicas e privadas. Autor: Deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

PL 8262/2017 – Permite a ação da polícia sem a necessidade de ordem judicial para retomada de propriedades invadidas. Autor: Deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS).

O que dizem os parlamentares da FPA:

Rodolfo Nogueira (PL-MS) “Participei da CPI e pude ver fazendas destruídas e o povo do movimento em condições sub-humanas. Os dirigentes vivem em mansões luxuosas, enquanto o resto não tem como sobreviver. Essa homenagem é uma vergonha”.

Marcel Van Haten (Novo-RS) “Parlamentares foram impedidos de falar mesmo inscritos, essa é a democracia que eles defendem. Será que é porque querem apenas manter essa massa de manobra? Não podemos permitir isso”.

Bia Kicis (PL-DF) “Vamos protocolar uma nota de repúdio a esse evento para mostrar a força dos que defendem quem produz alimento e quem respeita o direito de propriedade, que deveria ser garantida a toda a população”.

Afonso Hamm (PP-RS) “O que representa os 40 anos desse movimento é violência, invasões e desrespeito. Todos são dignos de ter sua terra, porém dentro da legalidade e respeitando o direito do restante da população”.

Bibo Nunes (PL-RS) “Eu lamento como deputado que um movimento marginal como o MST que coloca famílias em perigo tenha sessão solene nesta casa”.

 

Dep. Rodolfo Nogueira (PL-MS) “Participei da CPI e pude ver fazendas destruídas e o povo do movimento em condições sub-humanas. Os dirigentes vivem em mansões luxuosas, enquanto o resto não tem como sobreviver. Essa homenagem é uma vergonha”.
Dep. Marcel Van Haten (Novo-RS) “Parlamentares foram impedidos de falar mesmo inscritos, essa é a democracia que eles defendem. Será que é porque querem apenas manter essa massa de manobra? Não podemos permitir isso”.
Dep. Bia Kicis (PL-DF) “Vamos protocolar uma nota de repúdio a esse evento para mostrar a força dos que defendem quem produz alimento e quem respeita o direito de propriedade, que deveria ser garantida a toda a população”.
Dep. Afonso Hamm (PP-RS) “O que representa os 40 anos desse movimento é violência, invasões e desrespeito. Todos são dignos de ter sua terra, porém dentro da legalidade e respeitando o direito do restante da população”.
Dep. Bibo Nunes (PL-RS) “Eu lamento como deputado que um movimento marginal como o MST que coloca famílias em perigo tenha sessão solene nesta casa”.
Publicação anterior

Senado aprova projeto de lei que moderniza a Política Nacional da Agricultura Familiar

Próxima publicação

Senador ressalta necessidade de equilíbrio em debate sobre cinturões verdes 

Próxima publicação
Senador ressalta necessidade de equilíbrio em debate sobre cinturões verdes 

Senador ressalta necessidade de equilíbrio em debate sobre cinturões verdes 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Revista FPA 2021/2022

Últimas do Twitter

Frente Parlamentar da Agropecuária Follow

fpagropecuaria
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
27 jun

📺 CNN | O RESULTADO É CLARO: É HORA DE CORTAR GASTOS, NÃO AUMENTAR IMPOSTOS!

Em reportagem do Prime Time, da CNN, parlamentares da FPA reagiram à derrubada do aumento do IOF e afirmaram: o governo precisa se preocupar com o povo brasileiro, que está pagando caro por uma gestão…

Reply on Twitter 1938659635344343180 Retweet on Twitter 1938659635344343180 4 Like on Twitter 1938659635344343180 22 Twitter 1938659635344343180
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
27 jun

🌾 No campo, gestão de risco é rotina.

Chuva demais, seca, pragas… tudo pode virar prejuízo de uma hora pra outra. Para isso existe o Seguro Rural, uma ferramenta para proteger os trabalhadores rurais em casos de perdas. Ou pelo menos deveria ser assim.

Com o corte de 42% nos…

Reply on Twitter 1938596625145839792 Retweet on Twitter 1938596625145839792 51 Like on Twitter 1938596625145839792 247 Twitter 1938596625145839792
Load More

RSS Últimas notícias

  • Senado susta decreto do Executivo sobre IOF
  • Câmara derruba decretos sobre IOF
  • FPA garante acesso de projetos do PATEN a recursos do Fundo do Clima em sessão do Congresso
  • Congresso derruba veto do governo e mantém isenção de impostos para Fiagros e FIIs na Reforma Tributária
  • FPA derruba vetos à Lei do Autocontrole e garante uso de bioinsumos produzidos na própria propriedade rural
  • Câmara aprova urgência para derrubar aumento do IOF
  • Coalizão de frentes parlamentares se unem contra MP ‘Taxa-Tudo’
  • Carta Aberta à sociedade brasileira: quem vai pagar a conta não é “o andar de cima”, mas sim o cidadão
  • Pagamento em produtos no arrendamento rural avança na Câmara
  • Parlamentares da FPA criticam aumento de impostos e cobram ações do governo em defesa do agro
  • Início
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
  • Política de privacidade

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Cadastre seu e-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessários
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR