O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), coordenador da Comissão de Inovação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados (CREDN) e se comprometeu a trabalhar em conjunto com a bancada para aprovar pautas cruciais para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
“A Comissão de Relações Exteriores muitas vezes tem temas polêmicos e nós queremos mediar, para votar e ter resultados práticos dentro da comissão. Sem dúvida alguma nós não podemos fugir da pauta da agricultura e da pecuária que é a locomotiva do nosso país.”
O parlamentar destacou ainda a importância de avançar nos acordos internacionais. “Como o Brasil faz parte do Mercosul temos que ter a clareza de que dentro dos acordos que nós faremos vamos ampliar nossa participação e é uma coisa natural daqui para frente para o Brasil, mas é evidente que tem que ser algo bem discutido,” disse.
Um assunto importante para a bancada na Comissão é o acordo de Singapura. Após cinco anos de negociação, foi assinado em dezembro de 2023 o acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura, durante a cúpula do bloco sul-americano. O acordo representa uma das mais importantes negociações de livre-comércio. O acordo passa por tradução juramentada neste momento e deve chegar ao Congresso Nacional no segundo semestre deste ano para ser ratificado.
Cabe destacar que Singapura está entre os cinco países importadores de proteína brasileira e o acordo vai permitir a ambos os lados ampliar os fluxos comerciais, ter maior previsibilidade e melhores condições para a ampliação de investimentos.