fbpx
  • Ir para FPA
Agência FPA
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
Agência FPA
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
No Result
View All Result
Agência FPA
No Result
View All Result

FPA registra conquistas importantes para o setor agropecuário no primeiro semestre de 2019

FPA por FPA
22 de julho de 2019
em Destaques, Notícias
0

Foto: Alan Santos/PR

Retirada dos trabalhadores rurais da reforma da previdência, criação do fundo de aval fraterno no Plano Safra, desconto na tarifa de energia para agricultores. Essas foram apenas algumas conquistas para o setor agropecuário neste primeiro semestre de 2019, fruto do trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), colegiado que reúne 270 deputados e senadores.

Uma das vitórias mais recentes foi a Medida Provisória 884/2019, publicada em junho, que torna o Cadastro Ambiental Rural (CAR) permanente. Por meio do cadastro, que reúne informações ambientais das propriedades, os produtores rurais passam a ter a oportunidade de resolver passivos ambientais, recuperando a vegetação e adequando-se à legislação.

O texto da MP teve como base o relatório aprovado pela Comissão Especial da Câmara, cujo relator foi o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), vice-presidente da FPA. “Todos aqueles que têm passivo ambiental a ser recuperado ou tiveram, no passado, multas por ter suprimido área de vegetação onde poderiam ter feito, mas não tinham autorização, estavam na condição de inadimplentes e, portanto, sem acesso ao Plano Safra. Agora a situação foi revertida”, explicou.

Também recentemente, a Câmara criou um Grupo de Trabalho, formado por 35 parlamentares, capitaneados pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), para ampliar o debate sobre o licenciamento ambiental. Nesse sentido, foram realizadas dez audiências públicas em Brasília e uma mesa redonda, na Assembleia Estadual de Mato Grosso, convocada pelo deputado Neri Geller (PP-MT).

“Estamos bem alinhados com o relator para chegarmos à redação final do projeto. Queremos trabalhar para dar segurança jurídica, preservar e também para que os investimentos possam acontecer para o crescimento da economia brasileira”, explicou Neri Geller, acrescentando que o novo relatório será apresentado ainda em agosto.

Outro destaque do trabalho da Frente foi a volta do desconto na tarifa de energia para irrigantes e aquicultores que praticam suas atividades no horário noturno – entre 21h30 e 6h. O governo federal publicou, em abril, o Decreto 9.744/2019, que restabelece o incentivo que havia sido cortado no fim do ano passado.

“Este decreto é uma grande vitória da Frente Parlamentar da Agropecuária junto ao governo federal. Fomos incansáveis em encontrar uma solução efetiva, principalmente para os pequenos produtores irrigantes, que estavam arcando com aumento de mais de 40% no valor da tarifa de energia”, destaca o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Na Câmara dos Deputados, a presença de parlamentares da Frente nas Comissões temáticas de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) cresceu. Foram ainda criadas, pela Frente, duas sub-comissões: a Agroambiental na CMADS e a de Alimentação e Saúde na CAPADR. “Todo esse esforço resultou na redução de projetos contrários ao setor. Hoje representam menos de 20% dos que são apresentados”, comemorou Moreira.

No Senado Federal, a FPA obteve relatorias de projetos importantes, como o licenciamento ambiental (PLS 168/2018); o Terra para Mais Empregos e Alimentos (PL 2963/2019), do senador Irajá (PSD-TO); queijos artesanais (PLC 122/2018) e regularização fundiária (PL 1908/2019). A Frente também realizou dois cafés da manhã com os senadores.

Deputados Zé Silva (SD-MG)

O PLC 122/2018, dos deputados Zé Silva (SD-MG) e Alceu Moreira (MDB-RS), regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais no Brasil e internacionalmente, desde que sejam seguidos os critérios de inspeção sanitária do país de onde o queijo será importado. Aprovado no plenário do Senado, o projeto já virou lei.

“Atualmente, 80 mil estabelecimentos rurais produzem queijos artesanais, sendo a maior parte da produção predominante de agricultores ou empreendedores familiares. Isso irá dar impulso econômico à atividade”, afirmou Zé Silva.

Outra lei, sancionada em junho, é fruto da articulação da Frente. Trata-se de norma que desburocratiza o georreferenciamento de imóveis rurais em todo o Brasil. Georreferenciamento é um processo de mapeamento de imóveis rurais que tem a finalidade de definir sua área e sua posição geográfica para obtenção de certificação. De posse desse documento, o proprietário pode solicitar a averbação com a descrição do perímetro da propriedade.

Senador Irajá (PSD-TO). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A lei, de iniciativa do senador Irajá (PSD-TO), dispensa a carta de anuência dos vizinhos confrontantes, bastando, a partir de agora, a declaração do requerente de que respeitou os limites e as confrontações. A iniciativa beneficia mais de 15 milhões de produtores rurais. “A exigência de carta de confrontação já foi dispensada pelo Incra há muitos anos, mas os cartórios continuavam exigindo essa burocracia. Isso vai destravar milhares de processos”.

Deputado Evair de Melo (PP-ES)

Agora em julho, também foi sancionado, pelo presidente, o decreto do Selo Arte. O selo é previsto na Lei nº 13.680/18, de autoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), que desburocratiza a produção e a venda de produtos artesanais de origem animal, além de criar parâmetros sanitários às agroindústrias artesanais.

“Hoje uma nova história é escrita para os produtores artesanais. A certificação do Selo Arte era um sonho antigo que se transforma em realidade. É um avanço para o produtor e para o consumidor, que vai comercializar os produtos artesanais de origem animal em diferentes praças do país, com a garantia da qualidade, de métodos de produção e tradições mantidas”, disse.

Três demandas antigas da FPA foram atendidas pelo Plano Safra 19/20 do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), lançado em junho. Foi incluída a ampliação de fontes de financiamento de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), recursos livres de instituições financeiras que não contam com subsídios do governo, para o crédito rural em R$ 55 bilhões.

A criação do fundo de aval fraterno, inspirada em projeto de lei do ex-deputado Roberto Balestra, também foi anunciada para facilitar a renegociação de dívidas dos produtores rurais junto a bancos, distribuidoras ou agroindústrias. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) já dispõe de R$ 5 bilhões para esse objetivo, com prazo de pagamento de até 12 anos e com até 3 anos de carência.

Outra solicitação da FPA atendida foi a instituição do patrimônio de afetação, de iniciativa do deputado federal Covatti Filho (PP-RS), que permitirá ao produtor desmembrar seu imóvel para oferecer como garantia nos financiamentos agropecuários.

Deputados membros da FPA trabalharam ainda para que o destaque 142 na Comissão Especial que analisava a Reforma da Previdência na Câmara fosse aprovado. Por 23 a 19 votos, foi mantida a isenção de contribuições sociais sobre as exportações. A medida elimina barreiras tarifárias para manter a competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

“A economia brasileira depende do sucesso na exportação dos produtos agropecuários. Não podemos tributar o setor que busca maior competitividade internacional para fazer o país voltar a crescer e ocupar seu espaço no mercado mundial”, disse Moreira, destacando que a isenção não é benefício, mas estratégia de Estado para um setor tanto faz pela economia nacional.

Ele agradeceu aos deputados Joice Hasselman (PSL-SC), Major Vitor Hugo (PSL-GO), Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL) pela articulação e pelo trabalho. “Todos membros do nosso colegiado e decisivos para a vitória que conquistamos”. Ele destacou também o trabalho dos deputados Evair de Melo (PV-ES), Celso Maldaner (MDB-SC), Pedro Lupion (DEM-PR) e João Roma (PRB-PE), que “travaram uma verdadeira guerra para que o destaque fosse aprovado”.

Ainda com relação à reforma da Previdência, a FPA também se saiu vitoriosa ao conseguir retirar do texto os trabalhadores rurais. Para o presidente da Frente, os rendimentos no campo não são regulares como na cidade e dependem do período das colheitas, do meio ambiente e das questões climáticas. “O homem da roça trabalha de sol a sol, com as mãos calejadas para levar alimentos às nossas mesas”.

Tags: Agropecuária
Publicação anterior

Selo Arte garante amplo mercado para produtos artesanais de origem animal e segurança aos consumidores

Próxima publicação

Agrotóxicos: “A verdade sobre o que produzimos”

Próxima publicação

Agrotóxicos: "A verdade sobre o que produzimos"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 ÷ 61 =

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Revista FPA 2021/2022

Últimas do Twitter

Frente Parlamentar da Agropecuária Follow

fpagropecuaria
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
16 maio

Nota Oficial: Foco de influenza aviária H5N1 no Rio Grande do Sul

Veja a nota na íntegra!

Reply on Twitter 1923398160359080283 Retweet on Twitter 1923398160359080283 2 Like on Twitter 1923398160359080283 16 Twitter 1923398160359080283
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
15 maio

🌍💬 "É uma boa oportunidade para o país, para o futuro, ser um grande gerador de energia limpa."

Em Nova York, o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA, destacou o potencial do Brasil de se tornar um produtor de bioenergia para a população mundial.

Segundo ele, já houve um…

Reply on Twitter 1923136314997715121 Retweet on Twitter 1923136314997715121 Like on Twitter 1923136314997715121 8 Twitter 1923136314997715121
Load More

RSS Últimas notícias

  • Projeto de Daniela Reinehr impede embargos arbitrários no campo
  • Nota Oficial: Foco de influenza aviária H5N1 no Rio Grande do Sul
  • Daniela Reinehr propõe prorrogação do georreferenciamento e cobra validação do CAR na Câmara
  • Projeto reforça segurança com foco em áreas rurais e urbanas do país
  • Transparência no campo: nova plataforma digital reunirá todas as normas da defesa agropecuária
  • Câmara aprova marco regulatório das concessões e Parcerias Público-Privadas
  • Projeto de lei permite uso de créditos de carbono para abater impostos no agro
  • Produtores poderão transportar combustível com regras específicas da ANTT
  • CRA do Senado aprova programa de crédito e seguro para agricultores familiares
  • Criação de novos assentamentos será condicionada ao cumprimento de índices de ocupação e produtividade
  • Início
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
  • Política de privacidade

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Cadastre seu e-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessários
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR