Ministra Tereza Cristina tem desempenho elogiado por parlamentares





Convidada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a ministra da agricultura Tereza Cristina esclareceu os eixos de gestão da pasta aos parlamentares, como simplificação de processos burocráticos, acesso a novos mercados internacionais e sustentabilidade. Também fez um balanço positivo da viagem aos países asiáticos, onde negociou a exportação de produtos como frutas e suínos. O desempenho da ministra foi elogiado pelos deputados da Comissão.

1º Vice-Presidente da Comissão, o deputado federal Neri Geller (PP-MT) destacou os avanços do ministério no comércio internacional, após o retorno da viagem de 16 dias à China, Japão, Indonésia e Vietnã. “A ministra está puxando de volta o protagonismo do Ministério da Agricultura, de cuidar das exportações da agropecuária brasileira, tanto soja, milho, proteína animal”.

Deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS)

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) concordou que a viagem fortalaceu o comércio entre Brasil e Ásia, mas destacou que a oportunidade também afastou possíveis desentendimentos com os países da região. “Eu considero uma agenda muito mais pra garantir os mercados, em razão dos episódios de conflitos ideológicos que nós tivemos dias atrás, do que propriamente pra abrir mercado. Mas dá uma perspectiva no sentido de credibilidade”.

Deputado Evair de Melo (PP-ES)

Já o deputado Evair de Melo (PP-ES) destacou os preparativos para o anúncio do Plano Safra, em junho. “O plano está sendo finalizado com o ministério da economia, com o compromisso de fazer uma defesa incondicional de crédito com juros baixos e dinheiro disponível, para que a agricultura possa retomar essa virilidade tão necessária para o país”.

Deputado Pedro Lupion (DEM-PR)

Para o deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR), a presença da ministra demonstrou o respeito pela Comissão, uma vez que o retorno da comitiva aos países asiáticos do Ministério da Agricultura ocorreu um dia antes da reunião. “Foi uma participação extremamente importante, de alguém que entende do setor, sabe o que está fazendo no Ministério, tem apoio da comissão e das bancadas que apoiam o agro brasileiro e tem conseguido responder os questionamentos dos parlamentares com muito conteúdo e conhecimento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *