Comissão de Agricultura da Câmara elege nova mesa diretora para 2019



A Comissão de Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados iniciou os trabalhos nessa quarta-feira (13) com a eleição da nova mesa diretora para 2019. O novo presidente será o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP). Para primeira, segunda e terceira vice-presidências, foram eleitos os deputados Neri Geller (PP-MT), Luiz Nishimori (PR-PR) e José Mário Schreiner (DEM-GO), respectivamente.

A CAPADR analisa projetos relacionados ao setor produtivo, como política agrícola, crédito rural, eletrificação rural, irrigação e pesticidas. O novo presidente afirmou que o objetivo agora é não trabalhar em grupos focados. “A agropecuária é muito grande, é maior bandeira hoje do Brasil, é o que segurou a balança comercial. Nós temos um potencial muito grande e acho que o Ministério da Agricultura, junto com o novo governo, tem que dar um ritmo maior e mais acelerado para o setor, buscar financiamentos, amparar o pequeno, médio e o grande agricultor”, disse Pinato.

Ele destacou ainda a importância de se chamar a comissão para as pautas do governo, principalmente do Ministério da Agricultura, para que o debate não gere nenhum tipo de animosidade. “Temos aqui muitos especialistas na área de agricultura. Como advogado, vou tentar dar celeridade na questão legal, mas sempre discutindo com os setores”, afirmou.

Neri Geller, que também coordena a Comissão de Meio Ambiente da FPA, afirmou que pautas como a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) – para superar definitivamente a insegurança jurídica, e o Código Florestal estão entre os trabalhos prioritários, além do acompanhamento do crédito e do seguro agrícola. O parlamentar disse estar animado com a nova composição da mesa diretora que, segundo ele, foi muito bem-feita e articulada. O objetivo agora é “fazer com que esta comissão seja representante do setor que realmente viabiliza a economia. Vai ter um papel de destaque do ponto de vista de fazer junto com a FPA o trabalho que o pessoal do setor produtivo espera”, diz.

Para Luiz Nishimori, o Brasil é essencialmente agrícola. “Temos que defender este setor tão importante para nosso país, que representa 1/4 do PIB nacional e 37% do empregos formais e informais e ajuda no saldo de baratos comercial. A Comissão é o local para discutir, estudar e dar uma direção para nossa agricultura”, afirma.

José Mário, que ocupa também a vice-presidência da FPA no Centro-Oeste, afirma que quer criar um diálogo aberto com as entidades representativas do setor, como a FPA e a CNA e com os produtores rurais para definir os temas prioritários para votação e discussão na comissão junto com o presidente e demais membros.

“Esse colegiado representa o Brasil real, o Brasil de verdade, que produz, que faz com que a gente cresça e se desenvolva e venda nosso país mundo afora. Nós temos desafios diversos e constantes e, sem dúvida, nessa Comissão e, principalmente por esta composição da mesa de condução de trabalhos representada pela FPA na sua totalidade, teremos um belíssimo trabalho pela frente”, destacou o membro da nova CAPADR e coordenador da Comissão de Política Agrícola da FPA, deputado Pedro Lupion (DEM-PR).

Confira o perfil da nova mesa diretora da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR):

Presidente: Fausto Pinato (PP-SP)

Fausto Pinato, 41 anos, chegou à Câmara dos Deputados em 2015, eleito pelo PRB. No ano passado, foi reeleito, desta vez pelo PP, sendo o segundo parlamentar que mais cresceu nas eleições em todo o País. Natural de Fernandópolis, São Paulo, atua pelo fortalecimento dos municípios paulistas.

1º vice-presidente: Neri Geller (PP-MT)

Nascido em 7 de novembro de 1968, no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Selbach, Neri Geller radicou-se em Mato Grosso onde se tornou agricultor e empresário. Entrou para a vida pública há 23 anos, quando foi vereador por dois mandatos (1996/2000) da cidade de Lucas do Rio Verde (MT). Geller também ocupou o cargo de Deputado Federal em 2007 e 2011 na condição de suplente. Além disso, foi Ministro da Agricultura de 17 de março de 2014 a 1º de janeiro de 2015. Em 2016, voltou ao Ministério da Agricultura, desta vez como secretário Nacional de Políticas Agrícolas (SPA). Candidatou-se em 2018, pelo Partido Progressista (PP), ao cargo de deputado federal e foi eleito com 73.054 mil votos para representar Mato Grosso no Congresso Nacional.

2º vice-presidente: Luiz Nishimori (PR-PR)

Eleito por dois mandatos como deputado estadual e está cumprindo seu terceiro mandato como deputado federal, o parlamentar possui um amplo trabalho em prol da agricultura e municipalismo. Acumula ainda os cargos de presidente do Grupo Parlamentar Brasil Japão e membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

3º vice-presidente: José Mário Schreiner (DEM-GO)

É natural de Porto União, em Santa Catarina. Sua trajetória como líder classista e política começou em Mineiros, interior de Goiás. Atualmente, é deputado federal de primeiro mandato além de vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Defende os interesses do campo e da cidade, a desburocratização dos serviços públicos, o combate a corrupção e a geração de empregos no País.

Confira a audiência na íntegra:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *