FPA mantém representatividade nas eleições de 2018



Em meio a um cenário de renovação política durante as eleições deste ano, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manteve grande parte dos seus membros para a próxima legislatura. De 245 parlamentares, 117 permanecem na bancada. No Senado Federal, com a migração de deputados membros eleitos à Casa, o percentual é ainda maior. Dos 27 senadores hoje atuantes na FPA, 18 permaneceram, cerca de 67%. Na Câmara, dos 218 deputados em exercício, 100 foram reeleitos, sem contar a perspectiva de novos membros em 2019.

Com a nova composição, houve uma pulverização das coligações, o que, segundo a presidente da FPA, a deputada reeleita pelo Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (DEM), demonstra uma pluralidade na representatividade da bancada para os próximos anos. “Neste cenário de pulverização dos partidos, estamos bem representados. Se você pensar que houve uma renovação de 85% no Senado e mais de 50% na Câmara, a FPA manteve sua essência na atuação parlamentar em defesa da agropecuária”, destaca a presidente.

“Ser reeleito é uma vitória por um trabalho realizado em prol de conquistas à sociedade e ao cidadão brasileiro.”, Deputada Tereza Cristina

Em uma margem de mais de 20 partidos, a FPA tem em sua maioria representação do MDB, com 20%; DEM e PP com 12%; PR com 11%; PSD, 8%; PDT, 6%; PSDB e Solidariedade, 5%; além da presença do PSL, Pode, PPS, PTB, PROS, PHS, PRB, PT, PPL e PSC.

A presidente destaca ainda que a permanência dos parlamentares se deve ao reconhecimento da atuação legislativa calçada em projetos para a sociedade. “Vivenciamos um novo tempo na política brasileira e mundial. Ser reeleito é uma vitória por um trabalho realizado em prol de conquistas à sociedade e ao cidadão brasileiro. E isso continuará”, disse Tereza Cristina.

Eleito como o senador mais votado no Rio Grande do Sul, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), membro da FPA, teve mais de dois milhões de votos. Ainda no Estado, o vice-presidente da FPA, o deputado Alceu Moreira (MDB/RS) foi reeleito. No Senado, também se reelegeram Sérgio Petecão (PSD/AC) e Ciro Nogueira (PP/PI), ambos membros da FPA.

Em Santa Catarina, os deputados Espiridião Amim (PP) e Jorginho Mello (PR), integrantes da FPA, venceram o pleito para as duas vagas no Senado Federal. No DF, Izalci Lucas (PSDB), também membro da Frente, garantiu uma das vagas de senador. Outros estados também tiveram membros da FPA eleitos para o Senado Federal, como Irajá Abreu (PDT/TO), Weverton Rocha (PDT/MA), Marcelo Castro (MDB/PI) e Zenaide Maia (PHS/RN).

Os deputados Evair de Melo (PP/ES), coordenador institucional da FPA; Zé Silva (SD/MG), vice-presidente da FPA na Região Sudeste; e Sérgio Souza (MDB/PR), vice-presidente da FPA na Região Sul, também foram reeleitos para a Câmara. Cerca de 10 membros da FPA concorreram a cargos no Executivo em sete estados do país: AC, CE, SC, MG, RR, TO e GO.

É o caso dos senadores Ronaldo Caiado (DEM) e Gladson Cameli (PSDB), membros da FPA, eleitos em primeiro turno para os governos de Goiás e Acre, respectivamente. O deputado Marcos Montes (PSD/MG), ex-presidente da FPA, concorre, no segundo turno, a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Antonio Anastasia (PSDB/MG), como governador e também integrante da FPA.

Cara nova

Novos nomes que possuem capilaridade com o setor produtivo nacional, vieram de regiões produtoras do país e exerceram cargos ligados ao agronegócio chegam ao Congresso Nacional. É o caso, por exemplo, do ex-ministro da Agricultura e ex-secretário de Políticas Agrícolas do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Neri Geller (PP/MT).

Como o 4º deputado federal mais votado no Estado do Mato Grosso, Geller trabalhou, durante sua gestão no Mapa, para melhorar o acesso ao crédito rural, especialmente para pequenos produtores rurais, bem como as relações comerciais do Brasil com mercados internacionais, visando regras menos desiguais.

José Mário Schreiner (DEM/GO), ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Roberto Pessoa (PSDB/CE), ex-vice-prefeito de Maracanaú, são outros deputados federais com proximidade em pautas do setor.

Outro destaque é para Pedro Lupion (DEM), eleito pelo Paraná para deputado federal, atua como deputado estadual desde 2010 e possui projetos que fortalecem o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário. Trabalhou, por exemplo, na defesa de projeto de lei que institui a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. Para ele, o setor agropecuário é o principal motor de desenvolvimento econômico e social do país, além de gerar emprego e renda a milhares de famílias.

Residente no interior do Paraná, em uma das regiões mais produtoras do país, o novo deputado federal afirmou que pretende ser um membro da FPA e vai trabalhar para fortalecer os produtores rurais, além de focar em melhorias no seguro agrícola e na falta de segurança jurídica e no campo. “Tenho a plena convicção de que a pauta agropecuária é laço forte com as melhorias sociais e econômicas que o Brasil precisa. Estarei certo de que farei um trabalho junto à FPA nos próximos quatro anos”, destaca Lupion.

Pauta alinhada

No último dia 2, a FPA declarou apoio ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), que concorre ao segundo turno. Em nota, a presidente da Frente, deputada Tereza Cristina (DEM/MS), destacou que o apoio a Bolsonaro vai ao encontro dos anseios do setor produtivo nacional, de empreendedores individuais aos pequenos agricultores e representantes dos grandes negócios.

A presidente ainda destacou que a frente reafirma seu compromisso com um governo responsável, ético e transparente, em consonância com as pautas que a FPA defende, com o desenvolvimento sustentável do país e da agricultura, bem como a garantia de estabilidade econômica e social, alcançando toda a população. “Queremos um governo capaz de resgatar a dignidade do povo brasileiro, a partir de um Estado que proporcione educação, saúde e segurança pública de qualidade”, defende Tereza Cristina.

Confira a lista completa abaixo:

SENADO FEDERAL

NOME PARTIDO ESTADO
1 CIRO NOGUEIRA PP PI
2 ESPERIDIÃO AMIN PP SC
3 IRAJÁ ABREU PSD TO
4 IZALCI LUCAS PSDB DF
5 JORGINHO MELLO PR SC
6 LUIS CARLOS HEINZE PP RS
7 MARCELO CASTRO MDB PI
8 SÉRGIO PETECÃO PSD AC
9 WEVERTON ROCHA PDT MA
10 ZENAIDE MAIA PHS RN

CÂMARA DOS DEPUTADOS

NOME PARTIDO ESTADO
1 ALAN RICK DEM AC
2 AFONSO HAMM PP RS
3 AFONSO MOTTA PDT RS
4 ALCEU MOREIRA MDB RS
5 ALEXANDRE LEITE DEM SP
6 ANDRÉ ABDON PP AP
7 ANDRÉ FUFUCA PP MA
8 ARNALDO JARDIM PPS SP
9 ARTHUR LIRA PP AL
10 ARTHUR OLIVEIRA MAIA DEM BA
11 ÁTILA LIRA PSB PI
12 AUREO SD RJ
13 BALEIA ROSSI MDB SP
14 BILAC PINTO DEM MG
15 BRUNA FURLAN PSDB SP
16 CARLOS BEZERRA MDB MT
17 CARLOS HENRIQUE GAGUIM DEM TO
18 CÉLIO SILVEIRA PSDB GO
19 CELSO MALDANER MDB SC
20 CLAUDIO CAJADO PP BA
21 CLEBER VERDE PRB MA
22 COVATTI FILHO PP RS
23 DAGOBERTO NOGUEIRA PDT MS
24 DELEGADO ÉDER MAURO PSD PA
25 DIEGO ANDRADE PSD MG
26 DIEGO GARCIA PODE PR
27 DOMINGOS NETO PSD CE
28 DOMINGOS SÁVIO PSDB MG
29 DULCE MIRANDA MDB TO
30 EDIO LOPES PR RR
31 EFRAIM FILHO DEM PB
32 ELCIONE BARBALHO MDB PA
33 ELI CORRÊA FILHO DEM SP
34 EVAIR VIEIRA DE MELO PP ES
35 FÁBIO RAMALHO MDB MG
36 FAUSTO PINATO PP SP
37 FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR PDT BA
38 FLÁVIA MORAIS PDT GO
39 GENECIAS NORONHA SD CE
40 GIACOBO PR PR
41 GILBERTO NASCIMENTO PSC SP
42 GIOVANI CHERINI PR RS
43 GONZAGA PATRIOTA PSB PE
44 GUILHERME MUSSI PP SP
45 HEITOR SCHUCH PSB RS
46 HÉLIO LEITE DEM PA
47 HERCULANO PASSOS MDB SP
48 HERMES PARCIANELLO MDB PR
49 HILDO ROCHA MDB MA
50 HUGO MOTTA PRB PB
51 JERÔNIMO GOERGEN PP RS
52 JÉSSICA SALES MDB AC
53 JOÃO CAMPOS PRB GO
54 JOÃO CARLOS BACELAR PR BA
55 JOSÉ MEDEIROS PODE MT
56 JOSÉ PRIANTE MDB PA
57 JOSÉ ROCHA PR BA
58 JÚLIO CESAR PSD PI
59 JÚLIO DELGADO PSB MG
60 JUSCELINO FILHO DEM MA
61 LAERCIO OLIVEIRA PP SE
62 LEONARDO MONTEIRO PT MG
63 LINCOLN PORTELA PR MG
64 LUCAS VERGILIO SD GO
65 LUCIANO DUCCI PSB PR
66 LUCIO MOSQUINI MDB RO
67 LUIZ NISHIMORI PR PR
68 MAGDA MOFATTO PR GO
69 MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO PSL MG
70 MARCELO ARO PHS MG
71 MÁRCIO BIOLCHI MDB RS
72 MÁRIO HERINGER PDT MG
73 MARX BELTRÃO PSD AL
74 MAURO LOPES MDB MG
75 MISAEL VARELLA PSD MG
76 NEWTON CARDOSO JR MDB MG
77 NIVALDO ALBUQUERQUE PTB AL
78 ONYX LORENZONI DEM RS
79 OSMAR TERRA MDB RS
80 PAULO ABI-ACKEL PSDB MG
81 PAULO FOLETTO PSB ES
82 PAULO PEREIRA DA SILVA SD SP
83 PEDRO UCZAI PT SC
84 RICARDO BARROS PP PR
85 ROGÉRIO PENINHA MDB SC
86 SANDRO ALEX PSD PR
87 SÉRGIO BRITO PSD BA
88 SERGIO SOUZA MDB PR
89 SERGIO VIDIGAL PDT ES
90 SHÉRIDAN PSDB RR
91 SILAS CÂMARA PRB AM
92 SORAYA SANTOS PR RJ
93 SÓSTENES CAVALCANTE DEM RJ
94 TEREZA CRISTINA DEM MS
95 ULDURICO JUNIOR PPL BA
96 VICENTINHO JÚNIOR PR TO
97 WALTER ALVES MDB RN
99 WELITON PRADO PROS MG
99 WELLINGTON ROBERTO PR PB
100 ZÉ SILVA SD MG

Galeria de Fotos

Reunião FPA - 09/10/2018//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *