• Ir para FPA
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agência FPA
Sem resultados
Ver todos os resultados

FPA referenda decisão do STF sobre constitucionalidade do Código Florestal

27 de março de 2018
em Destaques, Notícias
Reading Time: 3min para ler
0
FPA referenda decisão do STF sobre constitucionalidade do Código Florestal

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento das cinco ações que tratam do novo Código Florestal na tarde desta quarta-feira (28) e considerou constitucional a legislação vigente há 5 anos. Dentre os principais itens questionados, foram respeitados os acordos firmados a partir do CAR (Cadastro Ambiental Rural), a consolidação das pequenas propriedades e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) que prevê a conversão de multas em serviços ambientais para recuperação da área degradada, antes de 22 de julho de 2008.

Para a presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), nunca se tratou de anistia. “A recuperação da área degradada sempre foi garantida. Ninguém ficará isento disso. A conversão da multa em serviço ambiental só durará se e enquanto o proprietário cumprir com todas as obrigações que forem a ele impostas. A decisão foi equilibrada a favor do Brasil, garantindo a sustentabilidade dos quatro milhões de pequenos agricultores do país”, afirma Tereza.

Segundo o vice-presidente da Frente, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), a decisão da Suprema Corte é, sem sombra de dúvida, uma vitória ao Código Florestal, que foi uma das leis mais bem construídas no parlamento de forma ampla e democrática. Para ele, é de extrema necessidade que haja equilíbrio no desenvolvimento econômico, social e ambiental. “Há um exagero quando se trata do meio ambiente frente ao progresso do país. Um nunca anula o outro. Eles são complementares. O ganho conquistado hoje mostra isso”, defende o vice-presidente.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), o coração do novo Código Florestal foi mantido.

Outros parlamentares integrantes da FPA acompanharam o julgamento desde o início. Para o coordenador de Meio Ambiente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), o coração do novo Código Florestal foi mantido. “O resultado é uma conquista para o desenvolvimento econômico e social do país e para a segurança jurídica dos pequenos produtores rurais. “Ganha o Brasil, ganha a agricultura”, afirma Colatto.

O vice-presidente da FPA no Senado, Cidinho Santos (PR-MT), comemora a decisão do Supremo, pois essa garante a consolidação de uma legislação que trouxe benefícios ao país em consonância com a preservação do meio ambiente. “Estamos aliviados. O Código garante tranquilidade a quem trabalha e produz nesse país”, diz o senador.

Para o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), destacou que o STF ouviu o apelo do setor produtivo e principalmente dos agricultores familiares e considerou constitucionais os principais pontos que atingem diretamente aqueles que garantem a produção alimentar no país. “Foi uma decisão sensata. A legislação debatida por mais de 10 anos no Congresso Nacional e em vigência há cinco anos foi preservada”, complementa o parlamentar.

O pronto primordial, segundo avaliação do deputado Evandro Gussi (PV-SP), é o reconhecimento da constitucionalidade do principal objetivo do novo Código Florestal: a segurança jurídica. “A legislação de 2012 trouxe um cenário de clareza e transparência das relações produtivas com a defesa do patrimônio ambiental brasileiro”, evidencia Gussi.

Avanços – O Programa de Regularização Ambiental (PRA) consiste na adequação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL) de propriedades rurais por meio de recuperação ou compensação, firmando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). A adesão ao programa vai converter as multas em serviços ambientais para reparar o dano causado antes de 22 de julho de 2008. Esse marco foi usado na aprovação do código porque corresponde à edição do decreto do mesmo ano que definiu o que são infrações administrativas ambientais.

Para obter o direito à essa conversão de multa, o cidadão entregou ao poder público todas as informações pertinentes à sua propriedade: infrações, irregularidades, pontos críticos de proteção ao meio ambiente, etc. Segundo a presidente da FPA, deputada Tereza Cristina, essa farta informação culminou no único estudo de ocupação territorial existente atualmente, que pôde mapear precisamente o país quanto à sua topologia, biomas, áreas degradadas, entre outros.

Grande parte dos 38 itens questionados já haviam sido decididos pelo voto da maioria dos ministros que compõem o STF, entre elas a constitucionalidade da definição de “leito permanente”, da possibilidade de cômputo de Reserva Legal dentro da Área de Preservação Permanente, das Cotas de Reserva Ambiental (CRA), e da possibilidade de servidão ambiental sob o excedente de Reserva Legal.

Compartilhe isso:

  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp

Publicações Relacionadas

Tags: Código Florestal
Publicação anterior

FPA garante quórum e aprova prorrogação de adesão ao Funrural

Próxima publicação

As mulheres estão assumindo o comando do agronegócio

Próxima publicação
As mulheres estão assumindo o comando do agronegócio

As mulheres estão assumindo o comando do agronegócio

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas do Twitter

Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

O presidente @jairbolsonaro prometeu em seu discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima eliminar o desmatamento ilegal até o ano de 2030, como havia se comprometido em carta enviada ao presidente americano Joe Biden (@POTUS). bit.ly/32BgXrg

responder retuitar favorito
19:38 · 22 de abril de 2021
Twitter
Sergio Souza
Sergio Souza
@_sergiosouza

Na minha entrevista à @CNNBrasil fiz questão de pontuar os mitos: 7% do nosso território nacional é utilizado pela agricultura, 22% pela pecuária, e 66% coberto por floresta nativa. Quer saber mais? Assista! CNN Novo Dia - Cúpula do Clima - youtu.be/dTq1uy29zFQ via @YouTube

responder retuitar favorito
17:40 · 22 de abril de 2021 ·
reenviado por FPA
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Em entrevista para a @CNNBrasil, o presidente da @fpagropecuaria, @_sergiosouza, defendeu o equilíbrio entre o agro e a preservação ambiental na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Para o deputado, não pode existir competição entre produção e preservação. wp.me/p8KF4W-5Zb

responder retuitar favorito
14:11 · 22 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

Durante evento, o deputado Sérgio Souza destacou projetos prioritários para dar segurança jurídica ao produtor rural. bit.ly/2RG8bGb

responder retuitar favorito
00:00 · 21 de abril de 2021
Twitter
FPA
FPA
@fpagropecuaria

💪🇧🇷💪🇺🇸 twitter.com/USAmbBR/…

responder retuitar favorito
19:24 · 20 de abril de 2021

Nosso Instagram

Siga-nos

  • A lei 14.130, que institui os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (Fiagro), foi sancionada com vetos pelo presidente da república. Um dos vetos mais criticados impede a isenção de imposto de renda (IR) para o rendimento distribuído (dividendos) para pessoas físicas que investissem nos produtos.

Para o deputado @christino.aureo , que foi relator do projeto na Câmara, a justificativa da Receita Federal para os vetos não procede, e irá lutar para a derrubada dos vetos.

 #fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Segundo o deputado Arnaldo Jardim (SD-SP), o Fundo de Investimentos do Agronegócio (FIAgro) prevê que investidores possam adquirir cotas dos fundos criando a possibilidade de incluir mais recursos para serem investidos no setor agropecuário. 

Para o produtor, a Lei traz inúmeras oportunidades. Além de possibilitar a captação de mais recursos para o setor, o agricultor também poderá ofertar a sua propriedade para receber cotas.

Outra vantagem é a profissionalização da gestão patrimonial e da produção do setor, uma vez que, para minimizar os riscos de qualquer investimento, os fundos irão buscar administradores profissionais do mundo financeiro ligados ao agro, gerando melhoria na governança.

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • O deputado @nerigeller (PP-MT), relator do Projeto de Lei 3729/2004, que trata do Licenciamento Ambiental no Brasil, se reuniu nesta segunda-feira (19) com membros das Associações Brasileira e Mato-grossense dos Produtores de Algodão - Abrapa e Ampa, respectivamente, para debater o relatório a ser apresentado sobre o tema.

“Nós já iniciamos o debate desde o primeiro dia que fui designado como relator”, explica Geller, que tem articulado com diversos setores da sociedade pontos importantes para compor o documento e gerar benefícios a todo país. “Nós queremos fazer um licenciamento que seja bom para o Brasil”, pontua o parlamentar.
  • O Canal Rural News traz, nesta segunda-feira 19/04, às 20h, debate sobre a recomposição orçamentária para o Ministério da Agricultura. 

Participam: o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke. A apresentação será com Antônio Petrin. 

Acompanhe pelas redes sociais do Canal Rural!
  • O objetivo do Fundo de Investimentos do Agronegócios é que funcione aos moldes de outros fundos, como o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Ou seja, o FIAgro vai permitir que qualquer pessoa ou empresa possa investir na agropecuária, sem precisar ir para uma fazenda. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Durante a primeira da série de lives produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), o autor do projeto, deputado @arnaldojardimoficial, comenta um dos principais motivos que tornam o projeto tão interessante para o possível investidor. Confira!
  • O Fundo de Investimentos do Agronegócios (FIAgro) é uma nova modalidade de investimento que foi criado pela Lei 14.130, de 29 de março de 2021. Qualquer pessoa ou empresa poderá realizar aplicações em ativos do agronegócio.

O fundo traz profissionalismo e segurança na gestão de terras rurais brasileiras e financiamento agropecuária. O FIAgro servirá como fonte de recursos para financiar a agropecuária brasileira. 

Entenda por que este novo fundo é tão importante para o agro e a sociedade.
 
#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario
  • Em busca de alinhamento para consolidação do relatório a ser apresentado sobre o PL 3729/2004, que trata da questão do Licenciamento Ambiental no Brasil, o relator da proposta e vice-presidente da @fpagro, deputado @nerigeller (PP-MT), se reuniu, nesta quinta-feira (15), com membros da Funai, Ibama, Governo Federal e Secretarias de Meio Ambiente Estaduais. Neri enfatiza que “a mesa está aberta para o debate. A mesma lei que permitirá o desenvolvimento também irá garantir a preservação ambiental. Precisamos garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”.
  • Quer entender por que a a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende que os vetos feitos à Lei 14.130, do FIAgro, sejam derrubados?

Confira nessa publicação os motivos que fazem os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais perderem atratividade, se os vetos forem mantidos. 

#fiagro #investimento #planejamento #terreno #investir #finanças #economia #sucesso #financiamento #crescimento #sustentabilidade #dinheiro #taxaselic #investimentoimobiliario

RSS Últimas notícias

  • Presidente da FPA defende equilíbrio entre agronegócio e preservação ambiental na Cúpula do Clima
  • Presidente da FPA participa de cerimônia de posse da nova diretoria da Aprosoja-BR
  • “O agro vai salvar o Brasil produzindo vacinas,” diz senador Wellington Fagundes
  • Em live, deputado Christino Áureo defende derrubada de vetos ao FIAgro no Congresso Nacional
  • Senado aprova regularização de assentamentos em terras da União
  • FPA debate regularização fundiária e vetos ao Fiagro em reunião com senadores
  • Nota de Pesar: falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato
  • Ministra da Agricultura defende aprovação de projeto sobre os Programas de Autocontrole
  • FIAgro só tem condições de acontecer “por vivermos um amadurecimento do agro”, diz Arnaldo Jardim
  • Audiência Pública na Câmara debate propostas de Regularização Fundiária
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Contato
  • Cadastrar E-mail

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
  • Cadastrar E-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

© 2020 Pressy - Comunicação e Tecnologia - Site desenvolvido por Daniel Reis.