Aprovado projeto de Evair de Melo que suspende autorização de importar café



A importação de café em grãos para o Brasil está cada vez mais distante. Nesta quarta-feira (29), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 383/16 do deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), que suspende a autorização fitossanitária para importar café do Peru. Além dos riscos de trazer pragas e doenças para o parque cafeeiro nacional, a suspensão projete também outras culturas importantes, como a do cacau.

“Essa é mais uma conquista que protege e valoriza o setor produtivo do Brasil. O Brasil é uma potência mundial na agropecuária, respeitado e até temido em muitos outros países por causa da diversidade e da qualidade da produção. E tem gente que parece que ainda não entendeu isso. O nosso projeto é mais uma garantia que damos aos agricultores, que precisam sim é de políticas públicas eficientes e adequadas, ao invés de ameaças infundadas que desestabilizam e causam incertezas que geram prejuízos a milhões de famílias”, destaca o deputado Evair de Melo.

No Brasil, o setor é responsável pela geração de 8,4 milhões de empregos e uma parcela significativa dos cafés é produzida em pequenas áreas e escalas, desenvolvida em mais de 196 mil estabelecimentos da agricultura familiar e a revogação da norma atende às demandas de diversas instituições ligadas ao café, como o Conselho Nacional do Café, Federações de Agricultura e Trabalhadores e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *