O produtor rural obteve uma importante vitória na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30). Foi aprovado o Projeto de Lei 3078/2021, que confere preferência de acesso a crédito, no âmbito do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), a itens desenvolvidos por Startups Agro. O texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa.
O Programa tem como finalidade apoiar o produtor nos investimentos necessários à incorporação de inovação tecnológica. Isto é, as ferramentas desenvolvidas por empresas do setor serão financiadas, desde que o recurso seja solicitado pelo produtor rural ou por cooperativa.
Portanto, a concessão de preferência de crédito incentivará os produtores rurais a buscar o financiamento de itens desenvolvidos por tais empresas e, consequentemente, pode estimular a expansão das Startups Agro.
Alimentar o país e o mundo também é uma das preocupações do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). Para ele, o Inovagro vem para ajudar no desafio contínuo de diminuir a insegurança alimentar. “Essa aprovação vai ao encontro da grande responsabilidade que o Brasil possui, de produzir em grande escala e alimentar o país e o mundo, sempre pensando na diminuição dos custos de produção. Essa é a nossa vocação e o Projeto vai nos auxiliar imensamente”, concluiu.