O Senado Federal promoveu, nesta quinta-feira (28), sessão especial para comemorar os 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A empresa é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e pecuária brasileira.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), relembrou a trajetória da Embrapa e associou o avanço do setor produtivo do Brasil ao crescimento da empresa. “Nos anos 1970 o nosso país importava alimentos e carecia de investimento no agro. Veio esse grupo de excelência que iniciou uma revolução nas pesquisas agropecuárias e ajudou a nos transformar em uma verdadeira potência agropecuária e tecnológica”, disse.
A Embrapa, enquanto protagonista da segurança alimentar, foi exaltada pelo senador Chico Rodrigues (UNIÃO-RR), que destacou o fato da empresa tornar realidade o que é sonhado por muitos pesquisadores. “O homem sonha e a Embrapa torna realidade através do trabalho árduo de cada um que por lá passa. Graças às pesquisas da empresa e a todo o avanço no setor, que somos capazes de exportar para quase 200 países. Somos o celeiro do mundo e ainda muito se espera dos campos brasileiros”, afirmou Chico.
Já o senador Lasier Martins (PODEMOS-RS), analisou os impactos do sucesso da Embrapa na balança comercial e na mesa do brasileiro. De acordo com o parlamentar, é preciso reverenciar os resultados conquistados nos últimos quarenta e nove anos. “Nossa produção do campo é o sustentáculo da economia brasileira e parte desse feito é graças à competência e dedicação da Embrapa. Estamos falando de um símbolo nacional de soberania que merece nosso respeito e gratidão”, frisou.
O trabalho desempenhado em quase meio século fez o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), prever o Brasil como a “maior nação agrícola em alguns anos”. Para ele, o Brasil é copiado por diversos países e não perde em nada para a evolução que ocorre no resto do mundo. Heinze ainda parabenizou a Embrapa e classificou a sessão solene como “justíssima”.
Na mesma visão positiva de futuro, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), diz almejar uma Embrapa “ainda mais forte e rejuvenescida” nos próximos 50 anos. O parlamentar garantiu não imaginar o que seria do Brasil sem a presença da empresa e a colocou como importante responsável pela erradicação da fome no futuro. “Ela se dedica a produzir tecnologia, com esse desenvolvimento teremos mais alimentos, com mais alimento a fome diminuirá. É um papel louvável de quem acredita no desenvolvimento”, afirmou Wellington.
O presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, destacou a importância da Embrapa na construção do “Brasil agroambiental”. Na opinião de Nilson, se o país se tornou um importante produtor e exportador de alimentos, a Embrapa tem a impressão digital em cada passo dado. “Ela nos orgulha a cada ano que passa, seja pela forma como vencer os desafios, seja pelo desenvolvimento. A Embrapa é uma vitória do Brasil e do agro brasileiro”, concluiu.
Ao final da solenidade, foi a vez do presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, agradecer aos parlamentares e fazer uma previsão dos próximos passos. De acordo com Moretti, é necessário estar atento às mudanças para que a evolução seja contínua e efetiva. “Temos um papel importante a cumprir, com mais agilidade e modernidade. Temos no Congresso Nacional um parceiro de longa data, que atende as nossas necessidades, pois entendem que são necessidades de um Brasil ainda mais forte”.
Moretti garantiu que a empresa seguirá como referência do país no resto do mundo e como uma empresa suprapartidária. “Nós pertencemos ao Estado brasileiro e os partidos compreendem o nosso papel. Vamos seguir alimentando o mundo e lançando tecnologias, pois o mundo precisa do Brasil e o Brasil precisa da Embrapa”, encerrou.
Presidente da FPA é homenageado pela Embrapa
Em uma cerimônia que reuniu governadores, parlamentares, embaixadores e instituições como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Embrapa reafirmou seu compromisso em desenvolver pesquisa e inovação em prol dos desafios da agricultura e homenageou representantes de 8 categorias vinculadas ao setor produtivo.
O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), foi condecorado na Categoria Legislativo Federal e celebrou a importância da Embrapa para o Brasil. “Tive a honra de participar da celebração dos 49 anos dessa empresa, que através do conhecimento e tecnologia tem beneficiado nosso agro”.