FPA realiza reunião na Expointer para tratar de pauta prioritária do setor agropecuário





A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realiza reunião, pela primeira vez, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, em Esteio (RS). O evento acontece desde 1972, no Parque de Exposições Assis Brasil, num espaço de 141 hectares. Os parlamentares vão debater a pauta prioritária do setor para este semestre. Entre os temas, desmatamento ilegal zero, licenciamento ambiental, pesticidas, perenidade do Cadastro Ambiental Rural e produção agrícola em terras indígenas.

Clique para acessar galeria

Para o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA, a participação do colegiado no evento é muito importante. “A Expointer é o período do ano em que o setor que tanto nos orgulha se veste em trajes de festa para comemorar as conquistas. A FPA está presente para discutir sua posição atual e vislumbrar um novo ambiente, em que o agro seja mais do que produção de alimentos, mas ferramenta de convergência econômica, social e sustentável”.

Deputado Sérgio Souza (MDB-PR)

Vice-presidente da FPA, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) destaca a oportunidade que a Expointer representa. “Este é um evento fundamental para mostrar a importância do agro brasileiro para a economia do país. Hoje somos responsáveis pelo emprego e renda de milhares de famílias e respondemos por quase metade do PIB do Brasil”.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do governo do Rio Grande do Sul, o deputado licenciado Covatti Filho afirmou que o setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB do estado, o que faz da Expointer referência para o país.

Nesta edição da feira, de acordo com ele, a agricultura familiar terá a maior participação de sua história, com 316 espaços de comercialização. “Estamos trabalhando com uma grande expectativa. Tenho certeza de que neste ano vamos superar os R$ 2,3 bilhões em negócios da edição passada e o público de 370 mil pessoas”, estimou.

Deputado Evair de Melo (PP-ES)

Para o deputado Evair de Melo (PP-ES), membro da FPA, a expectativa é que a feira se mantenha como um importante campo de oportunidades, fornecendo conhecimentos, inovações e possibilidade de crescimento aos produtores rurais brasileiros. “A Expointer é um evento robusto que tem um grande histórico de sucesso, reconhecida internacionalmente por potencializar a força do rural brasileiro, por destacar a nossa tecnologia na pecuária bovina e valorizar a nossa tradição agroartesanal”.

Deputado Zé Silva (SD-MG)

Zé Silva (SD-MG) destacou que, durante a reunião da FPA na Expointer, serão discutidos, entre outros assuntos, mecanismos de comercialização do leite para garantir preço mínimo do produto. “O preço não pode ser inferior à tabela da CONAB. A Frente está trabalhando fortemente em defesa dos nossos produtores rurais”.

Deputado Afonso Hamm (PP-RS)

A posse de arma em toda a extensão rural também será debatida no encontro entre parlamentares da FPA, de acordo com o deputado Afonso Hamm (PP-RS). “Como relator do projeto de lei que estende a posse de arma do proprietário rural para todo o limite da propriedade, estou feliz e otimista com esse importante encontro da FPA na Expointer, oportunidade para debatermos a relevância dessa legislação que propiciará condições de legítima defesa para que nossos produtores e trabalhadores possam defender sua vida, a vida de sua família e seu patrimônio”.

Além de 13 parlamentares da FPA, participam da reunião na Expointer a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o diretor regional LatAm e Brasil de Business Sustainability, Valter Brunner; e a diretora regional LatAm e Brasil de External Affairs, Laila Pinheiro.

Serviço:
Data: 29/08/2019
Horário: 14h
Local: 42ª edição da Expointer, stand da Farsul. Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. BR-116, KM 13. Esteio (RS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *