Investimento em transporte promete alavancar setor produtivo brasileiro, garante ministro de Infraestrutura



Reduzir custo de produção do Brasil e atrair iniciativa privada estão no planejamento que prevê 16 mil quilômetros de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos

“Os investidores estrangeiros vão entrar no Brasil e daremos um salto em infraestrutura”. A afirmação foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, um dos convidados especiais da reunião entre deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) desta terça-feira (9). Recém-empossado na Secretaria Especial de Governo, o ministro Luiz Eduardo Ramos também participou do encontro.

Freitas fez uma apresentação sobre as ações de infraestrutura nos seis meses de governo e destacou que o Brasil tem um plano para os modais consistente e factível. “Ele contempla rodovias, portos, aeroportos, ferrovias. Vai trazer um grande impacto para o setor produtivo porque é choque de oferta em termos de transporte e eliminação de gargalos, e isso vai ter reflexos, inclusive, em termos de frete”, afirmou.

Ele explicou que o programa de sua Pasta prevê a concessão de 16 mil quilômetros de rodovias, além de portos, aeroportos e ferrovias, e é preciso atrair o capital privado. Para ele, o investidor estrangeiro está percebendo que o governo brasileiro está apontando os riscos e apresentando projetos estruturados.

Para o ministro da Infraestrutura, é importante a parceria com os parlamentares da FPA na formulação de leis que irão fornecer segurança jurídica para o setor agropecuário no que diz respeito a fortalecimento de arbitragem, marcos regulatórios e licenciamento ambiental. Nesse sentido, ele pediu apoio para que o PLS 261/2018 seja aprovado. “Ele irá causar uma verdadeira revolução no transporte ferroviário brasileiro”.

O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), elogiou a qualificação política e técnica do ministro, que “conhece o mapa rodoviário do Brasil, centímetro a centímetro”. Ele destacou que o Brasil precisa urgentemente definir um planejamento decenal para infraestrutura e logística. “Não podemos continuar com o mesmo rito de obras que começam e param. Precisamos transformar isso em lei e gravar nos orçamentos seguintes dos próximos nove anos os valores comprometidos para termos segurança de que as obras continuarão”.

Alceu Moreira (MDB-RS) e Sérgio Souza (MDB-PR)

Para o vice-presidente da FPA, Sérgio Souza (MDB-PR), o Brasil vai na contramão de outras nações em desenvolvimento em que as grandes cargas são transportadas no modal ferroviário ou hidroviário. “Aqui o mais utilizado é o rodoviário. Na década de 30 tínhamos três vezes mais ferrovias em operação do que temos hoje. Reestruturar essa malha ferroviária e otimizar os modais é o nosso grande desafio hoje”.

O encarecimento do custo de produção em razão do transporte também foi mencionado por ele. “Uma saca de soja no Centro-Oeste vale R$ 10,00 a menos do que no porto de Paranaguá ou de Santos. Ou seja, para se produzir é mais caro, porque tem que levar o fertilizante até o interior do país, mas depois que você produz é mais barato para se vender porque é longe para transportar”, explicou.

Evair de Melo (PP-ES)

O deputado Evair de Melo (PP-ES), 2º vice-presidente da FPA, afirmou que o sistema de gestão das rodovias hoje é arcaico e a modelagem apresentada pelo ministro Tarcísio, por meio das concessões, irá melhorar a situação. “O Brasil nunca teve na sua história uma plataforma de investimentos em termos de ferrovias tão robusta”.

De acordo com ele, não se consegue colocar no fator de venda do produto o custo com a logística e o transporte. “Investir nos modais vai permitir que o Brasil aumente sua competitividade. Somos muito competentes na produção, e com a logística vamos reduzir até os prazos de entrega”.

Nova articulação – “Esperamos que a partir do seu Ministério se possa ter uma relação republicana de construção de solução para a sociedade brasileira. Porque temos uma cultura de modo geral de ser especialista em fazer audiência, quase sempre para marcar a próxima”, disse o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira ao novo ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos.

Ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos

Para ele, é preciso que governo e Parlamento tenham capacidade e compromisso de entrega. “Nossa relação com a Secretaria de Governo não será para pedir favores de natureza particular, mas para tratar de temas importantes para o nosso país”, destacou.

O ministro Ramos agradeceu o convite da FPA e afirmou que só aceitou o desafio, que lhe custou a farda, porque acredita que pode ajudar o Brasil. “Estarei à disposição de todos vocês, de portas abertas. Sempre que me apresentarem uma demanda socialmente favorável, vamos atender, com dinamismo e rapidez”, afirmou.

Aline Sleutjes (PSL-PR) e Ministro Luiz Eduardo Ramos

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) ressaltou que isso será importante porque os parlamentares precisam ser ouvidos. “Às vezes uma conversa de 10 minutos pode resolver um problema do estado, até mesmo do Brasil”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *