FPA participa de audiência pública para esclarecer comércio externo do agronegócio brasileiro



Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participaram de audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, na quarta-feira (29), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O objetivo foi esclarecer o posicionamento do chanceler e do governo em relação ao comércio externo da agropecuária brasileira.

Durante a audiência, o chanceler afirmou que o setor é alvo de uma campanha internacional que pretende tirar a competitividade dos produtos exportados pelo país. “O Brasil encontra barreiras oriundas de percepções equivocadas e manipuladas. Em muitos casos, a agropecuária é atacada para que seja minada a competitividade de nossos produtos. ”

O deputado Celso Maldaner (MDB-SC), coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da FPA, acredita que o Brasil tem a legislação mais avançada do mundo na questão ambiental. “Ninguém preserva tanto quanto o nosso país, esse é um diferencial que nós temos. ”

Para José Mario Schreiner (DEM-GO), vice-presidente da Região Centro-Oeste da FPA, vivemos um momento ímpar em termos de relações exteriores e temos muito para construir e avançar. “No que diz respeito ao agronegócio, nós podemos avançar muito porque a imagem que chega lá fora é negativa”.

De acordo com o deputado, o Itamaraty, aliado com outros ministérios, iniciativa privada e o Congresso Nacional, deve trabalhar para desmistificar isso. “Precisamos preparar as nossas embaixadas e mais adidos agrícolas para que essa defesa seja feita de forma profissional, contundente, de maneira que possamos reverter a imagem ruim” ressaltou o parlamentar.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) acredita que nem todos os países têm essa visão negativa do Brasil, mas que é preciso passar credibilidade. “Nosso país é rico, oferece bons produtos, tem um povo trabalhador, tem um ecossistema fabuloso. O nosso agricultor é guerreiro e segue as regras, códigos e leis. Precisamos, sim, mostrar essa imagem para os outros países, mostrar que o Brasil pode ser cada vez melhor e ser um grande parceiro comercial. ”

Participaram ainda da audiência os deputados Zé Silva (SD-MG), Pedro Lupion (DEM-PR), Fausto Pinato (PP-SP) e Heitor Schuch (PSB-RS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *