Frente Parlamentar Mista de Alimentação e Saúde é criada na Câmara



Foi lançada, nesta quinta-feira (29), a Frente Parlamentar Mista de Alimentação e Saúde (FPAS). O colegiado é composto por 234 deputados federais e 20 senadores, sendo presidido pelo deputado federal Evandro Roman (PSD-PR). O novo grupo pretende promover, no Congresso Nacional, o chamado tripé da qualidade de vida: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e bom sono.

O presidente da Frente disse que o maior objetivo é levar informação à sociedade, sobre bem-estar. “Queremos diminuir os índices de obesidade do Brasil. Para isso, é preciso ter informações e políticas públicas que estimulem uma qualidade de vida”.

O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) será o coordenador de Água e Segurança Alimentar da FPAS. Para ele, a ampliação do debate sobre os assuntos pode reduzir a incidência de doenças relacionadas à obesidade e má alimentação. “Vamos levar este tema para que seja discutido no Parlamento do Mercosul. Devemos trabalhar de forma preventiva”.

Professor de educação física, pós-graduado em Nutrição, Márcio Atalla destacou a criação da Frente como um instrumento para promover a popularização de temas como a alimentação saudável. “É o caminho para promover uma política de saúde pública”.

Ele contou sobre a experiência de ter visitado vários lugares do mundo e que os mais bem-sucedidos no combate à obesidade se baseiam nos três pilares como a boa qualidade do sono, uma alimentação equilibrada e a prática regular de esporte.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) marcou presença no lançamento da FPAS, destacando a sintonia de temas dos debates que serão tratados pelas duas Frentes.

“É um novo braço da Frente Parlamentar da Agropecuária e trabalha com outro vértice, que é a alimentação, a saúde. Esse conceito vai levar o agro para o consumo, para o centro urbano”, afirmou, destacando que é preciso conscientizar a população de que todo alimento que chega à mesa passou antes por uma propriedade rural.

Quem também manifestou apoio à FPAS foi o presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Efraim Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *