Câmara aprova instalação de Subcomissão Permanente do Agroturismo e Turismo Rural





O deputado Evair Melo (PP-ES) solicitou na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados a criação de uma subcomissão para discutir as questões do agroturismo e do turismo rural do país. O Requerimento 3/2019 foi aprovado por unanimidade pelo colegiado.

“Entendemos que estas áreas de turismo, que integram a produção rural, ligada a um saber e um modo de produção fortemente ancorado nas tradições, possuem grande potencial para expansão. Este entendimento advém da observação de que o agroturismo e o turismo rural reforçam a criação de vínculos entre o Brasil urbano e o Brasil rural, realizando um trabalho de reconexão destes dois mundos”, diz o deputado, que também acumula o cargo de 2º vice-presidente da FPA na Câmara, em seu requerimento.

Melo enfatiza que é importante a população urbana tomar conhecimento de como são as técnicas, como é a rotina e quais são os produtos que se tornam disponíveis a partir de uma prática que chega a atualidade por meio de tradição, muitas vezes orais e que são desconhecidas por muitos. “Por outro lado, o do produtor rural, mostrar seus conhecimentos é uma forma de melhorar sua qualidade de vida por agregar a renda do turismo e ao permitir que aquele saber, de trabalhar a terra e produzir produtos diferenciados, seja mostrado para além da localidade”, explica.

A deputada Magda Mofatto (PR-GO), também membro da Frente, endossou o pedido. “Depois do êxodo rural, as pessoas não sabem o que acontecem no meio rural. É impressionante como tem gente que nunca viu um boi de perto”, disse.

O presidente da Comissão e também membro da FPA, Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) acrescentou que “é importante formar cidadãos que tenham conhecimentos plenos da realidade do nosso país. O campo e o turismo rural podem contribuir a regionalização do nosso desenvolvimento”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *