Evento acontece em Uberaba (MG) de hoje (13) à quarta-feira (15) e conta com a presença dos ministros de Agricultura do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor Leste. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Marcos Montes, também participará dos debates
O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, fará uma apresentação promovida pela Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil -Moçambique (CCIBM). Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, participará da abertura da Conferência Internacional e se reunirá com os ministros da Agricultura de países de língua portuguesa.
A partir das 15h, o encontro de Blairo Maggi é com representantes de sindicatos, produtores e empresários da cadeia produtiva do leite – na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, reunião articulada pelo deputado Montes.
A programação da I Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por meio da Agricultura inclui painéis técnicos voltados para desenvolvimento agrário, tecnológico, econômico e sustentável no âmbito do agronegócio. Os organizadores preveem uma oportunidade de negócio de US$ 2,8 bilhões em setores considerados prioritários, como a agricultura familiar (máquinas e equipamentos); agroindústria (processamento de alimentos); infraestrutura (armazenagem e vias de escoamento); difusão de tecnologia e capacitação técnica; e indústria de produção de fertilizantes.
Além da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e CCIBM, a conferência conta com o apoio do governo federal, da Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do governo de Minas Gerais, Prefeitura de Uberaba, da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras entidades públicas e privadas.
Representantes de instituições financeiras mundiais como o FMI, Banco Mundial e Banco de Desenvolvimento Africano estarão presentes para cooperar no levantamento de fundos para financiamento de máquinas e equipamentos que estimulem a produção nos países de língua portuguesa da África e no Timor Leste (Ásia).
