Frenlog promove debate sobre navegação de Cabotagem



O transporte entre os portos costeiros e os fluviais no Brasil será tema de debate no 1º Workshop sobre Cabotagem, no dia 19 de agosto, em Brasília. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog) do Congresso Nacional.

Conforme ressalta o presidente da Frenlog, senador Wellington Fagundes (PR-MT), a cabotagem é incipiente e a intenção é de fomentar a discussão sobre o tema, com vistas ao estimulo da adesão ao modal. A cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, e se contrapõe à navegação de longo curso – entre portos de diferentes países.

O Brasil possui quase 8 mil quilômetros de extensão de costa navegável. Esse potencial ainda é pouco explorado. Na contramão, realizamos escoamento da produção a preço alto. Para se ter ideia, o frete do Sul ao Nordeste do país é mais caro que o realizado do Sul do Brasil até a Ásia. Precisamos abrir o mercado, explorar melhor as opções e diminuir os custos. Esse é o trabalho da Frenlog”, explicou Fagundes.

De acordo com o vice-presidente da Frenlog, deputado federal Covatti Filho (PP/RS), a expansão da atividade portuária é um ponto chave para aumentar a competitividade dos nossos produtos, no entanto, segundo ele, há entraves para esse crescimento.

“A falta de infraestrutura e a excessiva burocracia das leis brasileiras tornam-se grandes barreiras para a navegação de cabotagem. O Estado tem postergado sistematicamente a revisão da legislação e a recuperação da infraestrutura portuária, contribuindo para o alto custo logístico do país”, ressaltou Covatti.

Durante o evento ainda será lançada o Plano de Ação da Frenlog, da legislatura de 2015-2018, que contém as atividades e eventos a serem debatidos e realizados com a finalidade de incentivar o desenvolvimento da infraestrutura e logística nacional de transportes nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, além dos portos.

CABOTAGEM – O evento acontecerá das 9h às 18h e conta com uma programação de palestras de representantes de instituições do Poder Executivo e da sociedade civil que atuam na área de transportes, bem como de empresas do setor. Serão quatro painéis que abordarão temas como: Usuários; Portos e Armadores; Governo: Regulação, Operação e Planejamento; e Governo e Fiscalização.

Os Ministros da Agricultura, Katia Abreu, dos Transportes, Antonio Carlos e da Secretaria de Portos, Edinho já confirmaram presença, bem como o diretor-geral da Secretaria de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia e o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Josias Sampaio.

O Workshop irá promover a discussão entre instituições governamentais, privadas e sociedade sobre ações que fomentem esse tipo de navegação. A revisão das normas legais e elaboração de nova regulamentação para a cabotagem também serão discutidas.

O evento é aberto ao público. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas no site: www.frenlog.com.br/

SERVIÇO

Pauta: Workshop sobre navegação de cabotagem e lançamento da agenda da Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte e Armazenagem
Data: 19/08
Horário: 9h
Local: Interlegis, no auditório Antônio Carlos Magalhães, Av. N2, Anexo E – Senado Federal

Informações à imprensa (www.frenlog.com.br): Soraia Ferreira (65) 8144 6780, Maíra Sardinha (61) 9643 0380 e Maíza Prioli (65) 9906-1953

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *