FPA promove debate sobre Agricultura Familiar



O deputado Zé Silva (SD-MG), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, participou nesta terça-feira (5), de reunião da Comissão de Agricultura Familiar promovida pela frente.

Com o objetivo de apresentar a pauta da comissão, o encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Confederação Nacional dos Trabalhadores Na Agricultura (Contag), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Para validar os pontos de interesse, os participantes debateram sobre a modernização do conceito de agricultura familiar, o financiamento da assistência técnica e extensão rural, e sobre os programas de certificação, renda, fomento e acesso à terra.

Zé Silva afirmou que deve haver ocupação de espaço para a agricultura familiar, principalmente para que a visão de que existem dois tipos de agricultura no Brasil seja dissolvida. “O que existe na verdade é uma única agricultura. Uma produz com a visão e objetivo de grandes commodities para o mercado internacional – e que mantém nossa balança comercial –, e a outra produz com foco no mercado interno e preserva nossas raízes culturais”, disse.

Como encaminhamento da reunião, o grupo solicitou audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar do combustível social, cuja subvenção aos produtores vem sendo reduzida.

A pauta será levada aos deputados da bancada para apreciação. Após a validação, a proposta será apresentada às entidades ligadas ao setor.

Aline Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *