Colatto vai presidir Frente Parlamentar em defesa de cidades-sede de hidrelétricas



O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) assume nesta terça-feira (01.09), às 17h30, a presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sede de Usinas Hidrelétricas e Alagados. O evento será realizado às 17h30 no Plenário 1 da Câmara dos Deputados e deve contar com a presença de mais de 130 prefeitos.

A Frente Parlamentar, criada com a assinatura de cerca de 200 deputados e mais de 20 senadores, tem o objetivo de apoiar e defender os interesses dos municípios geradores de energia, discutindo propostas e incentivos aos municípios para fortalecê-los.

“A presença de uma usina em um município é um fator que aquece a economia, o mercado de trabalho e demanda atenção a uma série que questões em seu entorno. No Brasil, temos 175 municípios sedes de usinas hidroelétricas, que abrigam em seus territórios cerca de 200 usinas hidrelétricas, totalizando 720 municípios alagados”, destaca Colatto.

Segundo o deputado, a frente parlamentar fará um trabalho juntamente com a Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh), presidida pelo prefeito de Salto do Jacuí (RS), Altenir Rodrigues da Silva.

O Ministro da Pesca, Helder Barbalho, confirmou presença no evento. Na oportunidade, o ministro assinará um Termo de Cooperação com a Amusuh para realização de estudos para implantação de projetos de aquicultura nos lagos provenientes de usinas hidrelétricas. “Este termo será o canal de ligação dos municípios com o Ministério da Pesca”, destaca a secretária executiva da Associação, Terezinha Sperandio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *