Frente Parlamentar da Extensão Rural lançada hoje na Câmara



 A Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (FATER) foi instalada na manhã desta quinta-feira (16), na Câmara Federal, numa cerimônia que contou com a participação de deputados de vários partidos, representantes de vários órgãos governamentais e de entidades com ligações profissionais no setor produtivo rural.  O lançamento da Fater  é uma iniciativa do deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), seu presidente,  e que tem como vice-presidente o deputado nordestino Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Em seu discurso, Zé Silva voltou a cobrar a nomeação da diretoria da Agência da Extensão Rural uma forma, segundo ele, de fortalecer, motivar e estimular os serviços da extensão rural, ferramenta que foi sucateada desde o governo Collor, quando foi extinta a Embrater. “Vamos promover debates e eventos em geral para o aprimoramento da assistência técnica e extensão rural, além de gestões junto aos governos federal, estadual e municipal na busca da redução das desigualdades sociais no campo e fortalecimento da agricultura familiar”.

O presidente da Fater ressaltou que a agricultura brasileira pode fazer muito mais pelo crescimento da economia brasileira, e que a agricultura familiar gera 77% dos empregos no setor agrícola. ”O serviço de Ater é fundamental para o setor continuar sendo destaque na produção de alimentos, geração de riquezas e distribuição de renda, portanto, o serviço de assistência técnica e extensão rural é fundamental para a consolidação do setor, que atende  2,3 milhões de agricultores, sobretudo de base familiar”, disse.

Os parlamentares da Fater também são membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *