A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (20), audiência pública para debater os impactos das tarifas norte-americanas na economia brasileira. O deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), criticou a falta de eficiência do governo nas negociações com os Estados Unidos e cobrou uma atuação mais firme do Poder Executivo para evitar prejuízos ao setor produtivo.
“O que, efetivamente, foi feito pelo governo federal até agora? Não é possível identificar nenhuma abertura para diálogo do lado de cá. Parece que torcem para a desgraça ser ainda maior. Existem produtores rurais e toda a sociedade por trás disso que sofre com os impactos dessas tarifas”, afirmou Zaeli.
O parlamentar foi porta-voz da bancada do agro na audiência e levou questionamentos aos representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Entre os pontos levantados, destacou a ausência de diálogo do governo com as cadeias do setor produtivo e questionou qual é o canal formal de negociação com os Estados Unidos.
Segundo Zaeli, o governo deveria adotar uma postura mais proativa em defesa do agro. “É preciso olhar para os trabalhadores do campo e entender suas dificuldades, especialmente no momento de crise com o exterior. Apareceu agora uma linha de crédito facilitado, mas precisava acontecer uma imposição de tarifas desse tamanho para que se criasse isso? Deveria ser política de Estado. O agro carrega o país e, mesmo quando o Brasil não responde, o agro responde pelo Brasil”, concluiu.
Representantes de entidades do setor ressaltaram que a tarifa de 50%, anunciada em julho, já resultou em cancelamento de contratos, perda de competitividade e prejuízos diretos aos produtores brasileiros.