A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), vice-presidente da região centro-oeste, apresentou um relatório com informações e resultados dos últimos dois anos a frente da pasta. O relatório foi entregue ao presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion.
A primeira parte do relatório é composta por uma linha do tempo com todos os projetos e requerimentos ligados ao agronegócio assinados pela deputada nos últimos dois anos.
São proposições e relatorias dos mais variados temas: desde segurança no campo, escoamento de safra e projetos contra invasões de terra. Vale destacar o Projeto de Lei 397/24 relatado em agosto pela deputada Marussa Boldrin para suspender por 48 meses o pagamento de parcelas de crédito rural tomado por produtores de regiões atingidas por secas ou enchentes, mesmo sem estado de calamidade reconhecido pelo Executivo federal.
“Esse foi um projeto importante para o produtor rural. Ao permitir a prorrogação dos financiamentos rurais, o projeto proporciona um fôlego financeiro essencial para produtores que sofrem com perdas de produção. A medida possibilita que os agricultores e pecuaristas mantenham suas operações, preservem empregos e continuem contribuindo para a segurança alimentar local e nacional”, afirmou Boldrin.
Na segunda parte, o relatório traz um panorama da atividade do agronegócio na região centro-oeste. O documento ainda traz informações relevantes sobre o mercado de soja, grãos, milho e pecuária.
“Além das grandes safras, o centro-oeste tem investido em tecnologias agrícolas avançadas, como a agricultura de precisão, para otimizar o uso de recursos naturais e melhorar os índices de produtividade por hectare. Isso reflete um movimento crescente rumo a práticas mais inteligentes e sustentáveis, que respeitam os limites dos ecossistemas locais”, explica Marussa.
Projetos em tramitação
O relatório ainda faz um recorte para os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados ligados ao agronegócio. Um desses projetos é o PL 699/2023 que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).
Outra proposta que aguarda votação é o Projeto de Lei 5010/13 que dispõe sobre o controle de material genético animal e sobre a obtenção e o fornecimento de clones de animais domésticos destinados à produção de animais de interesse zootécnico. Os projetos aprovados também são citados no relatório.
Nas considerações finais, Marussa Boldrin pontua os três principais desafios para a região centro-oeste: “O principal desafio é investir em infraestrutura, melhorando as condições de transporte para reduzir custos de escoamento. As políticas de crédito rural também devem ser vistas como prioridade: incentivar linhas de crédito que contemplem a diversidade do campo brasileiro, desde os grandes aos pequenos e médios produtores. Investir e intensificar cada vez mais a sustentabilidade também é primordial”, finaliza Marussa.