A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) informa que a Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) 724/16 deve se reunir amanhã (3) para votar o parecer do relator, deputado Josué Bengtson (PTB-PA). Esta MP estende prazos para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A expectativa é de que a comissão se reúna às 14h30, no plenário 9 da ala Alexandre Costa, no Senado.
A MP 724 beneficia proprietários de imóveis com até quatro módulos fiscais, o que dependendo da região varia entre cinco e 110 hectares. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os pequenos produtores são os que têm mais dificuldades em fazer o cadastramento. Segundo a pasta, a prorrogação prevista na MP 724 assegurará a mais de um milhão de proprietários e posseiros os benefícios previstos no Código Florestal (Lei 12.651/12).
A FPA defende a extensão da medida para todos os proprietários, independente do tamanho de suas áreas.
Registro eletrônico – O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todas as propriedades rurais do País, em que o produtor ou posseiro informa a situação ambiental do seu imóvel, como existência de área remanescente de vegetação nativa, de área de uso restrito ou protegida. O objetivo é criar uma base de dados para orientar as políticas ambientais.
De acordo com o Código Florestal, a partir de maio de 2017 os bancos só poderão conceder crédito agrícola, independente da modalidade (custeio, investimento e comercialização), para proprietários e posseiros de imóveis rurais que estejam inscritos no CAR.