A presença descontrolada do javali nas áreas rurais brasileiras voltou ao centro do debate da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O coordenador Institucional da bancada, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), cobrou ação imediata e criticou a postura do Ibama diante da gravidade do problema.
“Não podemos admitir que um país como o nosso, que produz, alimenta e conquista a credibilidade de diversos mercados pelo mundo, esteja vulnerável a essa praga. E pior, por crendices ideológicas do Ibama e de quem não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento nacional. O nosso compromisso é com o controle sanitário e do jeito que o controle está sendo feito não pode mais ficar”, afirmou.
O tema foi pauta de reunião da diretoria da FPA nesta terça (19), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que contou com parlamentares e especialistas na área.
Apoio da bancada
O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), reforçou que o combate ao javali é uma questão de saúde, segurança e produtividade no campo.
“A gente não está tratando de extinguir uma espécie da fauna brasileira que precisa ser preservada. O javali não é daqui, foi trazido. Estamos falando de uma praga que destrói lavouras, infecta o gado e traz grave risco à população do interior do Brasil.”
Lupion lembrou que a FPA tem recebido demandas de deputados e senadores de diferentes estados e cobrou avanços na tramitação de projetos que tratam do controle populacional. “Infelizmente, algumas pessoas têm tratado como se fosse uma liberação geral para a caça, o que não é o caso.”
O coordenador de Política da FPA na Câmara, deputado Zé Vitor (PL-MG), chamou atenção para os impactos regionais da praga em seu estado.
“Em Minas Gerais, principalmente na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, a atividade produtiva tem sido bastante afetada. Além do prejuízo econômico, a ação dos animais degrada o meio ambiente, interfere na qualidade do solo, nas nascentes, compromete ninhos de espécies nativas. Precisamos agir de maneira efetiva para reverter esse quadro.”
Preocupação
O caçador e pesquisador Rafael Salerno, do perfil “Aqui Tem Javali”, principal canal de informações sobre a praga no país, participou da reunião e relatou que os animais já deixaram de ser apenas uma ameaça e se tornaram uma realidade destruidora no campo. Ele ressaltou que é um erro comparar o javali com animais da fauna brasileira, como onças e lobos-guará.
A iniciativa mais recente sobre o tema no Congresso Nacional é o PL 3384/2021, relatado pelo deputado Nelson Barbudo, que autoriza o controle populacional de espécies exóticas invasoras nocivas e estabelece condições para o consumo, a distribuição e a comercialização de produtos e subprodutos resultantes do abate desses animais.