O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado para o biênio 2025-2026. Trad também é chefe da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e preside o Parlamento Amazônico (Parlamaz), que ele próprio reativou durante sua primeira gestão à frente da CRE, entre 2019 e 2020.
Com forte ligação com o agronegócio, Trad assume a presidência da comissão em um momento estratégico para o setor, que depende da ampliação de acordos comerciais e da redução de barreiras internacionais às exportações. “Nosso Mato Grosso do Sul tem produtos de qualidade e um mercado global que deseja comprá-los. A diplomacia parlamentar pode estabelecer diálogos e caminhos para que isso aconteça de forma mais fácil e rápida”, afirmou o senador.
Ao assumir a CRE, Trad destacou que a ampliação do mercado global será uma das prioridades do colegiado. “Os desafios internacionais são grandes, e o comércio exterior será predominante em nossos debates e audiências. Fortaleceremos as relações diplomáticas para garantir mais oportunidades ao Brasil”, disse.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura e vice-presidente da FPA no Senado, também foi mencionada como um reforço importante para os trabalhos da comissão. “Para nós, é um privilégio contar com sua contribuição, que será decisiva para avançarmos em temas estratégicos”, destacou Trad.
A senadora parabenizou Nelsinho por assumir a presidência da comissão, destacando sua preparação para a carga e o trabalho que terá neste ano, especialmente diante das rápidas mudanças no cenário internacional, tanto na política quanto na geopolítica e no comércio. Segundo ela, o Brasil precisa estar inserido nesse debate, dada a relevância das transformações globais. “Conte comigo, tenho certeza de que faremos um bom trabalho pelo Brasil”, afirmou o parlamentar.
Brasil no centro das negociações internacionais
A realização da COP 30 no Brasil reforça a necessidade de conciliar desenvolvimento produtivo e preservação ambiental. Comprometido com essa pauta, Trad liderou um debate na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, onde defendeu o modelo sustentável da agropecuária brasileira e seu papel na segurança alimentar global. “O Brasil precisa ter voz nesse debate. Produzimos alimentos para o mundo sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Mato Grosso do Sul tem muito a contribuir para essa agenda”, afirmou.
O senador também destacou a importância da abertura de novos mercados e da consolidação de parcerias estratégicas que impulsionem a economia brasileira. Mato Grosso do Sul, um dos maiores polos do agronegócio nacional, tem forte vocação exportadora, o que torna sua liderança na CRE ainda mais significativa para o setor.
Perfil
Natural de Campo Grande (MS), Nelsinho Trad formou-se em Medicina pela Universidade Gama Filho (RJ) e especializou-se em Cirurgia Geral, Urologia, Medicina do Trabalho e Saúde Pública antes de ingressar na vida pública.
Sua trajetória política começou em 1992, quando foi eleito vereador, sendo reeleito por mais dois mandatos. Em 2002, tornou-se o deputado estadual mais votado de Mato Grosso do Sul e, em 2004, venceu as eleições para a prefeitura de Campo Grande, sendo reeleito em 2008.
Eleito senador em 2018, Trad tem um mandato voltado para a saúde, a educação, o meio ambiente e a infraestrutura. Também é um dos principais defensores da Rota Bioceânica, projeto que busca integrar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo o tempo de exportação para os mercados asiáticos.