A Câmara dos Deputados irá realizar, nesta quinta-feira (18), às 10h, uma audiência pública para discutir os gargalos na logística de escoamento da safra brasileira e as soluções urgentes que levem à expansão da capacidade.
O debate será na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr), sob a condução do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR). Ele é autor do requerimento que propôs a audiência pública.
O parlamentar argumenta que o encontro será importante para analisar tecnicamente o cenário de deficiências da atual logística. Segundo levantamento da CNA, a produção brasileira cresce em média 6,3% ao ano, que corresponde a 10 milhões de toneladas.
Este crescimento ocorre principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, no entanto, o escoamento é feito via portos do Sul e Sudeste. Com a estrutura no limite, que compreende estradas e terminais portuários, é importante o aceno do Governo Federal para novos investimentos em ampliação da logística nacional.
“Os gargalos logísticos oneram bastante os custos de movimentação da safra e isso torna o Brasil menos competitivo no cenário global. A agricultura do Brasil tem muito a crescer, mas precisa de infraestrutura logística adequada”, afirmou Tião Medeiros.
Debatedores
Do Governo Federal, foram convidados representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária, dos Transportes e de Portos e Aeroportos; da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Tião Medeiros também convidou entidades, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB); além de representantes do setor privado, como o Grupo Imetame.
*Com informações da assessoria