O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito, nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, recebendo expressivos 22 votos dos 37 totais. O parlamentar, também membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), enfatizou seu compromisso com a pluralidade de ideias e anunciou uma agenda focada em temas relevantes para a educação nacional.
Ferreira expressou sua gratidão pelos votos e delineou planos para a comissão, incluindo a realização de audiências públicas, a criação de subcomissões e a fiscalização da educação no atual governo.
“Quero deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil, que eu acredito ser muito importante”, disse.
Com sua atuação marcante na CPI das invasões de terra, Nikolas Ferreira revelou sua intenção de pautar temas como homeschooling e a questão da violência nas escolas. O parlamentar destacou ainda que vai trabalhar a relevância do Plano Nacional de Alimentação Escolar – PNAE 2024 – e possíveis interferências ideológicas nos materiais escolares.
Perfil
O deputado, mais votado em 2022 com 1,47 milhão de votos, possui 26 anos, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e já exerceu o cargo de vereador em Belo Horizonte. Seu perfil político destaca-se por atuações ligadas à defesa da família, liberdade econômica e valores religiosos.