Com o tema “Importação de Leite e o Prejuízo Social para o Brasil: Desestruturação da cadeia láctea, êxodo rural e desemprego”, o Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, realizado nesta quarta-feira (16), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), debateu a situação e buscou possíveis soluções para o setor leiteiro nacional que vive uma de suas maiores crises, com o aumento das importações, a queda no consumo, o aumento dos insumos.
A presidente da FPPL, deputada e membro da FPA, Ana Paula Leão (PP-MG) lembrou que o setor leiteiro é formado por mais de 1,1 milhão de produtores e que estão presentes em 99% dos municípios brasileiros, sendo 81% pertencentes à agricultura familiar e mais de 90% pequenos e médios, os quais merecem redobrado apoio.
“Geramos emprego e renda para mais de 4 milhões de famílias brasileiras, geramos e sustentamos vidas, garantimos saúde e alimentamos o Brasil. Temos, tenho orgulho da nossa vocação e da nossa profissão”, destacou a parlamentar.
A deputada também destacou a urgência da valorização do leite nacional e do produtor por todas as esferas políticas. E lembrou que hoje, a valorização passa necessariamente pela defesa comercial, porque existe concorrência desleal, que desequilibra, desestrutura e desestimula a produção, a cadeia econômica da atividade leiteira e o nosso mercado nacional.
“Enfrentamos a pior crise da pecuária nacional de leite, a importação predatória do produto, notadamente da Argentina e do Uruguai, principal causa da dramática situação da pecuária leiteira nacional, superou em muito nos últimos meses”, afirmou a deputada.
Em seguida, o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA, destacou que os deputados têm real noção das dificuldades que os produtores enfrentam e que a política tem uma participação extremamente importante na solução dos problemas do setor leiteiro.
“Não é qualquer setor e não é qualquer segmento da sociedade que consegue colocar mais de 30, 40, 50, parlamentares em uma reunião no meio da tarde aqui em Brasília, isso é dado o tamanho do problema e o tamanho do desafio que enfrentamos em relação ao setor leiteiro”, afirmou o presidente da FPA.
Já o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, deputado Tião Medeiros (PL-MT), afirmou que se o produtor rural ficar desempregado e deixar de fazer o que ele sabe, é porque seu trabalho e dos demais parlamentares falharam em algum momento. “Estou bastante apreensivo, ansioso com as soluções que vão ser dadas. O problema é sério, não é simples de ser resolvido, uma solução paliativa para a compra, enfim, são muitas alternativas que buscam solucionar a problemática”, ressaltou o parlamentar.
O encontro, que contou com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), reuniu centenas de produtores de leite, sindicatos, associações, cooperativas, demais entidades da pecuária leiteira e agentes políticos de todo o país e deputados membros da Frente Parlamentar da Agropecuária que atuam em defesa dos interesses do setor leiteiros.