Líderes do setor agropecuário do Estado de Mato Grosso se reuniram no Instituto Pensar Agro (IPA) nesta quinta-feira (10) para uma visita técnica para conhecerem de perto as iniciativas do IPA para o fortalecimento do agronegócio e para a promoção de práticas de adesão no setor, e troca de conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.
A visita foi realizada como parte da Academia de Liderança 2023, um evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o objetivo de formar novos líderes e aprimorar as competências dos representantes dos Sindicatos Rurais.
O evento contou com a presença do presidente do instituto Nilson Leitão, do diretor-geral Edmílson Alves, o senador e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, Zequinha Marinho (Podemos-PA), da deputada Gisela Simona (União-MT), do Diretor de relações institucionais da Famato, Ronaldo Vinha e do Assessor jurídico do Senar, Carlos Ruyttmen ambos do Estado de Mato Grosso.
Durante a abertura da reunião, o diretor do IPA, Nilson Leitão, expressou sua satisfação em receber os membros da Famato-MT e do Senar-MT, e enfatizou a importância da parceria da formação de líderes dentro do setor agropecuário. “Quero parabenizar a Federação de Agricultura do Mato Grosso, por esse grande projeto de formar lideranças de sindicatos rurais de cada município para conhecer cada vez mais essa relação do agro com a política brasileira”.
O senador Zequinha aproveitou a visita para apresentar os trabalhos e esforços da FPA em promover políticas e legislações compatíveis com o setor para o desenvolvimento do agronegócio nacional e agradeceu a participação dos convidados. “Quero saudar a Federação de Agricultura do Mato Grosso, juntamente com o Senar, pela iniciativa da criação da Academia de Lideranças. Fazer de cada pessoa, à frente de alguma instituição ou de alguma entidade social, um líder que possa transformar a realidade e multiplicar pensamentos e projetos é fundamental”, disse o parlamentar.
Já a deputada Gisela Simona, que assumiu como suplente do deputado Fábio Garcia (União-MT), aproveitou para se apresentar e destacou a importância do agronegócio para o Estado de Mato Grosso. “Faço parte da FPA e nesse momento eu coloco meu mandato a disposição. Sabemos da importância da atuação de cada um de vocês para a continuidade e o desenvolvimento do nosso estado, e nós estamos aqui realmente nos colocando à disposição de vocês para trabalharmos juntos”.
O Diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, agradeceu a oportunidade de trazer sua equipe para uma visita técnica ao IPA e pela recepção. “Só temos a agradecer a recepção e pela aula de conhecimento que tivemos aqui no IPA de pessoas como o Nilson Leitão, como o senador Zequinha, do que é hoje a grande dificuldade do agro nacional”, afirmou.
Para o Assessor Jurídico do Senar, Carlos Ruyttmen a colaboração entre o IPA e a Famato, irá gerar resultados valiosos para o futuro do agronegócio. “Para nós é uma grande honra estar representando os produtores rurais de Mato Grosso. Trouxemos as nossas reivindicações, apresentamos as nossas demandas e os serviços prestados por nós ao Estado de Mato Grosso”, destacou.
A parceria entre a Famato, o Senar de Mato Grosso e o IPA reafirma o compromisso de fortalecer o agronegócio, além de apoiar o desenvolvimento do setor agropecuário no estado de Mato Grosso. A troca de conhecimentos e experiências entre as instituições promete trazer benefícios para a economia local e para a qualidade de vida dos produtores rurais.