Nesta segunda-feira (26), os deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Fábio Garcia (União-MT), integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, se reuniram com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) para debater as prioridades do Plano Safra 2023/2024, que será anunciado nesta terça-feira (27).
Diante da necessidade de construir um Plano que abranja a importância do setor agro para a economia e a sociedade brasileira, os parlamentares apresentaram as necessidades do setor para a confecção de uma política pública efetiva e eficiente. Segundo o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP), durante a reunião foram tratados pontos que conjugam linhas importantes para a bancada.
“Os pontos apresentados nesta reunião foram tratados pela FPA anteriormente, a resposta que nós tivemos é que o governo está se reunindo e tomando decisões. A nossa expectativa é positiva, mas nós só teremos uma definição da nossa avaliação a partir do momento que os números forem divulgados”, disse Jardim.
O deputado e coordenador de política da FPA na Câmara dos Deputados, Fábio Garcia (União-MA), ressaltou a importância da articulação da FPA em promover uma reunião às vésperas do anúncio do Plano Safra 2023/2024. Ele explica quais necessidades o anúncio de amanhã precisa contemplar.
“Mais que um Plano Safra robusto, precisamos de um Plano que tenha um volume de financiamento de recurso, de crédito equalizado também robusto, para que o produtor rural possa ter neste momento de dificuldade acesso a uma linha de crédito mais competitiva”, ressaltou o parlamentar.
Segundo Garcia, no decorrer da reunião também debateram sobre o armazenamento de grãos, que precisa dar acesso aos pequenos e médios produtores. “Nós levamos os pleitos principais que discutimos junto ao nosso presidente (deputado Pedro Lupion – PP/PR) à mesa com o governo para ser contemplado no Plano Safra”, conta o deputado.
O lançamento do Plano Safra 2023/24 será dividido em duas etapas: amanhã (27), às 10h, será apresentado o montante do Ministério da Agricultura e Pecuária e na quarta-feira (28), também às 10h, o valor referente ao financiamento para a Agricultura Familiar.