fbpx
  • Ir para FPA
Agência FPA
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
Agência FPA
  • Início
  • Notícias
  • Fotos
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
No Result
View All Result
Agência FPA
No Result
View All Result

Contra as invasões de terras, propostas no Congresso buscam paz no campo

Parlamentares membros da FPA apresentaram projetos de lei que impedem ações de invasores e garantem segurança alimentar

jornalistafpa por jornalistafpa
6 de abril de 2023
em Destaques, Notícias
0
Contra as invasões de terras, propostas no Congresso buscam paz no campo

O início de 2023 tem sido marcado pelo aumento do número de invasões de terras Brasil afora. Em diversas regiões do país é possível presenciar ocupações ilegais de propriedades privadas, de forma contínua e ordenada. E os impactos que têm início no campo, selam o panorama de preocupação na mesa de cada brasileiro. O que se busca, diante dos acontecimentos, é a recuperação da ordem, a garantia de segurança jurídica, a oferta de comida de qualidade com preço justo à população, mas especialmente, a paz no campo.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), historicamente, se posiciona de forma irrevogável, a favor do direito de propriedade e contra todo e qualquer tipo de invasão. A importância desse direito e seu reconhecimento é, inclusive, uma das principais bandeiras da bancada no Congresso Nacional. Por isso mesmo, membros da FPA agiram rapidamente para coibir tais ações, seja com o apoio para a instalação de CPI, seja por meio de Projetos de Lei que aumentam as punições para quem comete esse tipo de crime.

Além de acabar com a impunidade, que por vezes acrescenta coragem aos criminosos, a FPA se preocupa, igualmente, com o alimento, os custos de produção, e como todo o processo de levar o alimento à cidade é afetado pelas invasões. Nesse sentido, o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), alerta para as consequências diretas ao bolso de cada cidadão.

“O que queremos mostrar é que o desrespeito às leis traz danos gravíssimos ao dia a dia de todos nós. Seja no preço dos produtos no supermercado ou no custo do alimento, isso vai afetar a mesa do brasileiro – resultado do esbulho possessório, das invasões de terras e da insegurança jurídica que temos presenciado”.

Lupion ressalta que é a maior onda de invasões em 15 anos e que a instalação de uma CPI é algo natural, diante de um fato determinado. Para o presidente da bancada, é importante averiguar quem banca as invasões, quem coordena e o que tem suscitado tais atitudes.

A CPI mencionada por Lupion foi originada de três requerimentos unificados dos deputados federais Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Ricardo Salles (PL-SP), todos membros da Frente, e contou com o apoio da bancada. Para Zucco, não é possível tolerar que o direito de propriedade seja cerceado.

“Os invasores usam do discurso de promoção da reforma agrária para invadirem e se apropriarem de terras particulares. Tivemos em menos de três meses um número de invasões maior que nos últimos quatro anos. O setor agropecuário e o País precisam ser respeitados e precisamos recuperar a paz que vivíamos”, disse.

O deputado Kim Kataguiri salientou que a reforma agrária deve ocorrer mediante o poder público e não com o uso descabido da violência. “Invasões, ameaças, chantagens, extorsões e agressões não vão promover a reforma agrária. O cometimento de crimes não deve gerar direitos, deve gerar cadeia. Movimento sem-terra só tem legitimidade se atuar pacificamente e dentro da lei”.

Para o deputado Ricardo Salles a instalação da CPI é a demonstração de união dos parlamentares que querem o pleno desenvolvimento do Brasil e do agro. “Queremos descobrir quem está por trás de tudo isso. Quem fornece alimento, alojamento, quem dá dinheiro e diz como e quando invadir. As práticas desses grupos se assemelham muito à extorsão”, enfatizou.

A semelhança com figuras do Código Penal fizeram o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), membro da FPA, apresentar o Projeto de Lei 938/2023, que tem como objetivo punir com mais rigor as invasões a propriedades privadas e produtivas. 

“Não há justificativas que expliquem a motivação do vandalismo e do terrorismo causado nessas propriedades privadas. Esses criminosos precisam ser punidos. Estamos virando reféns de criminosos que não respeitam as leis. Se quisermos a paz no campo, a legislação precisa ser fortalecida”.

Além dos Projetos de Lei acima citados, membros da FPA apresentaram outras propostas com o propósito de reduzir o índice de invasões e aumentar as punições. É o caso do PL 1373/2023, do deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas-TO), que impede que invasores de propriedades rurais sejam beneficiários de Programas relacionados à Reforma Agrária, regularização fundiária ou linhas de crédito voltadas ao setor. Projeto semelhante ao apresentado pela deputada coronel Fernanda (PL-MT) – o PL 1052/2023 penaliza invasões de terras com suspensão ou impedimento de acesso à Programas de Reforma Agrária. 

Já o PL 1198/2023 de autoria do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), aumenta a pena de esbulho possessório, isto é, a ocupação de um determinado bem, através de violência, clandestinidade ou precariedade para até oito anos de detenção.

Somam-se a esses, também, o PL 895/2023, do Tenente Coronel Zucco, que propõe a perda de benefícios de programas sociais a quem invade; além do PL 149/03, do deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), que classifica como terrorismo atos violentos contra propriedades públicas e privadas, e do PL 8262/2017, que permite a ação da polícia sem a necessidade de ordem judicial para retomada de propriedades invadidas – o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) apresentou requerimento de urgência para que a proposta possa ser analisada diretamente pelo Plenário da Câmara, sem a necessidade de votação nas Comissões da Casa.

Monitoramento das invasões

Dados de monitoramento dos governos estaduais referente às ocupações ilegais, mostram que o número de propriedades invadidas chega a 41. Só na Bahia, foram 14 propriedades invadidas, em 11 municípios. Em seguida, aparece o estado de São Paulo, com 11 invasões, em oito diferentes cidades. Os estados de Mato Grosso do Sul, com quatro invasões, Pará e Tocantins, com três; Goiás e Minas Gerais, duas; Paraná e Pernambuco, com uma invasão cada, vêm na sequência.

Campanha de Combate às Invasões

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tem denunciado invasões de propriedades rurais e trabalhado em soluções para punir criminosos. A bancada defende a atuação firme das autoridades competentes para coibir as ocupações e garantir a segurança do campo. Durante este mês de abril, em todas as redes sociais da Frente, têm sido abordados diversos temas relacionados ao assunto, e os consequentes prejuízos econômicos e sociais. Além, é claro, da óbvia insegurança jurídica e a violência no campo. 

Trata-se da Campanha de Combate às Invasões, que traz o alerta para toda a população acerca dos crimes, exatamente por conta do movimento conhecido como “Abril Vermelho”. Nos três primeiros meses deste ano, foram protagonizadas cenas de terror em várias regiões do País. A FPA lança a campanha para ressaltar que a paz no campo é o único caminho possível para que haja alimento de qualidade e na quantidade necessária, como o País sempre foi capaz de produzir, alimentando brasileiros e demais países do globo.

Publicação anterior

Entre 2019 e 2022 a taxa de formalidade no agro alcançou 40,1%

Próxima publicação

Brasil é agroambiental e possui as leis mais rigorosas do mundo”, diz Lupion

Próxima publicação
Contra as invasões de terras, propostas no Congresso buscam paz no campo

Brasil é agroambiental e possui as leis mais rigorosas do mundo”, diz Lupion

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =

No Result
View All Result

Participe de nosso Canal

Receba notícias no Telegram

Revista FPA 2021/2022

Últimas do Twitter

Frente Parlamentar da Agropecuária Follow

fpagropecuaria
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
30 jun

Quando você pensa no agro, pensa só em alimento? 🤔

♻️ Do bagaço da cana ao biodiesel da soja, da madeira de reflorestamento ao biogás — o que sobra na produção vira combustível para a economia girar.

👉 É como se o campo brasileiro fosse uma grande usina verde, que planta,…

4

Reply on Twitter 1939695744983707876 Retweet on Twitter 1939695744983707876 Like on Twitter 1939695744983707876 4 Twitter 1939695744983707876
fpagropecuaria Frente Parlamentar da Agropecuária @fpagropecuaria ·
27 jun

📺 CNN | O RESULTADO É CLARO: É HORA DE CORTAR GASTOS, NÃO AUMENTAR IMPOSTOS!

Em reportagem do Prime Time, da CNN, parlamentares da FPA reagiram à derrubada do aumento do IOF e afirmaram: o governo precisa se preocupar com o povo brasileiro, que está pagando caro por uma gestão…

Reply on Twitter 1938659635344343180 Retweet on Twitter 1938659635344343180 4 Like on Twitter 1938659635344343180 22 Twitter 1938659635344343180
Load More

RSS Últimas notícias

  • Audiência pública debate securitização das dívidas dos produtores rurais do Mato Grosso do Sul
  • “Plano Safra é propaganda; quem paga a conta é o produtor”, diz presidente da FPA
  • Comissão do Senado aprova projeto de Cleitinho que torna Lei Ambiental mais rígida
  • Senado susta decreto do Executivo sobre IOF
  • Câmara derruba decretos sobre IOF
  • FPA garante acesso de projetos do PATEN a recursos do Fundo do Clima em sessão do Congresso
  • Congresso derruba veto do governo e mantém isenção de impostos para Fiagros e FIIs na Reforma Tributária
  • FPA derruba vetos à Lei do Autocontrole e garante uso de bioinsumos produzidos na própria propriedade rural
  • Câmara aprova urgência para derrubar aumento do IOF
  • Coalizão de frentes parlamentares se unem contra MP ‘Taxa-Tudo’
  • Início
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastre seu e-mail
  • Política de privacidade

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Cadastre seu e-mail
  • Contato
  • Fotos
  • Ir para FPA

Site desenvolvido pela Pressy © 2021
Pressy Comunicação e Tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência neste site. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e nossa política de privacidade.
Configuração de CookiesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Estes cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Não Necessários
Quaisquer cookies que podem não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e são usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies em seu site.
SALVAR E ACEITAR