Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária participaram do Encontro Nacional do Agro, ocorrido nesta quarta-feira (10), em Brasília. O evento, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu também representantes de sindicatos rurais de todo o país, das Federações estaduais de agricultura e pecuária e de associações do setor.
O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), ressaltou o orgulho que tem de ser produtor rural e agradeceu a presença de agricultores de todo o país, aos que atribuiu a responsabilidade pelo sucesso do setor. Sérgio lembrou, também, da importância das entidades do Instituto Pensar Agro (IPA) na construção das pautas.
“Temos produtores do país inteiro aqui hoje, homens e mulheres que lutam diariamente pelo sucesso do setor, que não descansaram mesmo em tempos de pandemia. Necessitamos dessa força para continuar fazendo o Brasil crescer e da participação de entidades como as do IPA”, disse.
O parlamentar destacou, ainda, que há muito tempo não se via as pautas do agro caminharem tão rápido no Congresso. Esse avanço, segundo Sérgio Souza, se deve à organização da FPA e à sintonia com os demais poderes.
“Avançamos com a lei dos Pesticidas, Licenciamento Ambiental, Regularização Fundiária, temas que estavam travados há 10, 20 anos. A nossa sintonia com o Congresso Nacional e com o Poder Executivo é essencial para essas conquistas. Com todas essas vitórias, seguiremos gerando emprego e produzindo alimentos para o Brasil e o mundo”, concluiu.
A pandemia de Covid19 também foi abordada pela ex-ministra da Agricultura, e atualmente deputada federal, Tereza Cristina (PP-MS). De acordo com ela, “os produtores rurais são parte do exército verde e amarelo”, que produz e que durante a pandemia, foi à luta. “Abastecer as prateleiras dos supermercados desse país foi o grande trabalho de todos que estão aqui hoje. O mundo pode contar com o Brasil graças a todos os produtores rurais”, afirmou a ex-presidente da FPA.
A parlamentar destacou, inclusive, a maneira sustentável utilizada pelo agro brasileiro e as consequências benéficas para o futuro do Brasil e do setor. “O agro é moderno e sustentável. Nós iremos sempre caminhar com esse ideal de produzir e conservar”.
Também presente ao evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou os avanços do setor em seu governo e a produção de alimentos para o restante do mundo. “O agro tem crescido no governo atual e graças ao auxílio da Tereza, do Marcos Montes, de políticas que não impedem o setor de se desenvolver. Temos coisas a corrigir, mas muito do que fizemos foi desmontar os equívocos de governos passados e reconstruir um novo caminho para o setor, e tem surtido efeito”.
Marcos Montes, atual ministro da Agricultura, elogiou o setor produtivo, especialmente, nos últimos três anos. Para ele, o atual governo e o agro conseguiram o ajuste necessário para fortalecer a economia e conceder oportunidades de trabalho. “Acredito que os próximos mandatos não podem deixar de lado a força do setor agropecuário, muito menos limitar sua atuação. Trata-se do esteio da economia brasileira há muitos anos”, assegurou.
O deputado federal José Mário Schreiner (MDB-GO), membro da FPA e vice-presidente da CNA, afirmou que pela primeira vez a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil apresentou um plano de governo mais amplo, que trata do agro, mas também da educação, da segurança e de questões sociais do Brasil.
“Na minha opinião, o setor conseguiu restabelecer questões que estavam pendentes nos últimos anos e pode vislumbrar um Brasil melhor, haja visto que nos últimos três anos crescemos com a qualidade esperada”.
Para o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), também membro da FPA, os resultados do setor são claros, mas ainda com demandas a serem superadas. De acordo com o parlamentar, questões ambientais e de regularização fundiária continuarão sendo temas importantes do setor. “Com responsabilidade nós vamos garantir o progresso do Brasil. Mudar a vida das pessoas é uma das pautas permanentes do setor produtivo e nós vamos em busca disso”, garantiu.
O presidente da CNA, João Martins, comemorou a reunião de todos os sindicatos pela primeira vez em um evento na Capital Federal. Para ele, o mundo vive na expectativa que o Brasil se consolide como celeiro do mundo na questão alimentar.
“Somos bons em produzir, temos tecnologia e equipamentos, mas precisamos que o Brasil se modernize, que o Congresso Nacional tenha coragem de votar as grandes reformas que precisamos. Temos consciência do nosso papel e do que temos que fazer pelo nosso país. Não à toa, estamos todos aqui, como sinalização da nossa disposição em lutar pelo agro e por um país melhor”, finalizou.
Estiveram presentes, ainda, o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão e os deputados federais e membros da FPA, Pedro Lupion (PP-PR) e Domingos Sávio (PL-MG).