Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita nesta quarta-feira (10) presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados para o mandato de um ano.
A parlamentar recebeu o apoio de 33 deputados e será a primeira mulher na história do parlamento a comandar a comissão, que tem forte relevância para o agro brasileiro. Ao ser eleita, Aline Sleutjes destacou a importância do agronegócio brasileiro para a economia do País e para o mundo.
“O agro é responsável por mais de 20% do PIB e, além disso, vem melhorando a saúde, a qualidade de vida da população, a estrutura, a condição humana e a questão da alta produção que permite tanto a garantia alimentar do nosso país como também mantem outros 160 países batendo recorde todos os anos de exportação e produção,” disse.
Em discurso de posse, a deputada fez um agradecimento especial ao homem e à mulher do campo. “Deixo a minha saudação a todos os agricultores do campo que alimentam a todos nós. É pelas mãos de vocês que chega mais de 70% dos alimentos postos nas mesas dos lares brasileiros.”
Como primeira medida à frente da CAPADR, a parlamentar anunciou que vai convidar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para audiência pública. “A ministra tem feito a diferença abrindo divisas, levando os produtos brasileiros a todos os cantos do mundo e terá a oportunidade de falar das prioridades do Ministério”, disse.
A Comissão de Agricultura discute e vota projetos sobre política agrícola, crédito rural, pesca, cooperativismo, eletrificação rural, irrigação, pesticidas, questões fundiárias, alienação, concessão de terras públicas e todos os temas relacionados ao setor.
Aline Sleutjes acrescentou que o agro é uma das suas principais bandeiras de atuação no Congresso Nacional. “Iremos trabalhar unidos com a FPA, o governo, instituições representativas, incentivando o cooperativismo, as boas práticas, o desenvolvimento tecnológico e a valorização do homem e da mulher do campo,” explica.
“É uma grande responsabilidade estar à frente de uma comissão tão importante para o desenvolvimento e fortalecimento do Brasil,” completou.
Harmonia
Uma das prioridades também elencadas pela parlamentar é criar a harmonia entre as pautas da FPA e as do meio ambiente e trabalhar para que os projetos do agro avancem dentro da Câmara dos Deputados. “Como representante do Paraná e do agro brasileiro, posso assegurar que o meio ambiente e o agronegócio andam juntos. Quero ajudar acabar com o paradigma de que são linhas contrárias. Os homens e mulheres do campo são os responsáveis pelo alimento que chega à nossa mesa, com sustentabilidade e eficiência. Defenderei sempre o alinhamento das duas bandeiras”, concluiu.
O deputado Evair de Melo (PP-ES), que presidiu a sessão de posse, reforçou a importância da CAPADR debater temas para melhorar as condições econômicas dos agricultores brasileiros. “A partir dessa comissão precisamos construir políticas públicas para que homens e mulheres possam continuar o seu processo de produção no campo. E o nosso desafio junto ao governo federal será de melhorar a vida e a renda dos nossos agricultores para que possamos cuidar de todos os brasileiros.”
Veja o que disseram os membros da FPA
“Estou muito feliz e contente sobre a escolha da Aline para presidente essa comissão. Deputada paranaense, combativa, aguerrida, produtora rural, cooperada e de uma família com extensa tradição na produção agrícola, na pecuária leiteira e que tem todas as condições técnicas e morais políticas para bem conduzir essa comissão de Agricultura. É um orgulho imenso fazer parte desse colegiado e também honrar o nosso Estado do Paraná elegendo a parlamentar. Parabéns e sucesso na presidência!”.
Pedro Lupion (DEM-PR)
“Eu quero parabenizar a minha colega do Paraná, Aline Sleutjes, e dizer que essa comissão não teria outra pessoa para conduzir melhor do que ela que já demonstrou nesses dois primeiros anos de mandato ser uma brilhante parlamentar e pessoa extremamente comprometida que conhece profundamente o setor rural do nosso Brasil. Estamos juntos para continuar esse belo trabalho que a comissão sempre desenvolveu.”
Zé Mario (DEM– GO)
“Diante da pandemia, todo seguimento da economia foi marcado pelos desafios e tiveram que se superar. Agricultura foi o setor que se adaptou mais rapidamente. Eu quero cumprimentar a nossa presidente da comissão de Agricultura e dizer da importância de nós unirmos para pautarmos as medidas emergenciais para agricultura familiar e evidentemente nos ajudar na derrubada dos vetos, justo e necessário para os pequenos e médios agricultores.”
Zé Silva (Solidariedade – MG)
Perfil
Aline Sleutjes está em seu primeiro mandato como deputada federal e, na Câmara, ocupou os cargos de vice-líder do PSL e do governo.
A parlamentar atua na Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e lidera grupos de produtores da bacia leiteira nacional. O incentivo à produção de leite, defesa E valorização do setor é uma das suas principais bandeiras.
Professora, Aline Sleutjes foi vereadora no município de Castro (PR) por dois mandatos. É formada em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Escolar. No município de Castro, foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer e diretora de escolas.