Nova mesa diretora da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado traça meta de trabalho
As duas principais lideranças da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal são membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Soraya Thronicke (PSL-MS) é a nova presidente e Luis Carlos Heinze (PP-RS) ocupa a vice-presidência do colegiado, instalado no último mês de fevereiro na Casa. A eleição se deu por aclamação após acordo partidário e o mandato vai até fevereiro de 2021. “A agricultura do Brasil é a maior propulsora da economia. Foi a agricultura que salvou o Brasil nos momentos de crise”, diz a senadora.
Para a parlamentar, presidir a comissão neste momento político e econômico que o país vive é de extrema importância. “A gente vem com uma mudança de estrutura econômica no país, com abertura de mercado, para colocar o Brasil mais competitivo. Além disso, passamos um tempo onde o produtor rural foi demonizado por questões ambientais. É importante presidir a CRA para que a gente consiga levar este novo conceito onde a agricultura caminha de braços dados com o meio ambiente”, explica.
A presidente recém-empossada afirma que a meta para 2019 é conseguir aprovar o máximo de Projetos de Lei de desburocratização e de fomento ao setor. Ela conta que a CRA recebeu avisos do Tribunal de Contas da União (TCU) de fraude na catalogação de famílias beneficiárias de agricultura familiar e que, no governo anterior, passaram despercebidos. “Estimamos um rombo de R$ 15 bilhões. Todas estas questões serão colocadas em pauta”.
Thronicke reconhece ainda que a relação entre FPA e a CRA são de extrema importância, por isso fez questão de mudar o horário das reuniões da Comissão para não colidir com as da Frente. O objetivo é de também levar as demandas da Frente para o Senado. “Temos que estar de braços dados porque somos um só, a verdade é essa. Se houver uma boa interação com Executivo, Legislativo e sociedade civil, a gente caminha porque necessitamos uns dos outros”, afirma.
Para o senador Heinze, o Brasil possui todas as condições de se tornar a maior potência agrícola mundial em menos de dez anos, à frente dos Estados Unidos, da União Europeia e dos concorrentes asiáticos. Ele acredita que o grande desafio do setor hoje é diminuir a “asfixiante carga tributária, responsável por cerca de 30% dos custos de setores inteiros, como o do leite”.
A nova presidente da CRA
Parlamentar de primeiro mandato, Soraya Vieira Thronicke nasceu em Dourados, no dia 1 de junho de 1973, e foi criada em Campo Grande (MT). Formada em Direito, fez MBA na Fundação Getúlio Vargas e cursou a Escola de Governo da Universidade de Harvard J. F. Kennedy (EUA). É advogada, sócia de um escritório com atuação em questões jurídicas ligadas aos Direitos de Empresa, Família e Sucessões. Soraya atuou na advocacia representando famílias, mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco. Ela também atuou em contratos e ações internacionais.