Em reunião nesta terça-feira (6), parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) demonstraram preocupação com a rápida utilização de recursos reservados para atender a política agrícola no biênio 2018/2019. A Política Agrícola engloba investimentos em custeio e comercialização por meio da garantia de crédito aos produtores rurais, além de outros incentivos como seguro rural, aportes para gestão de crise, agroenergia, abastecimento e Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).
“Há uma falta já eminente de recursos destinados à agricultura, sejam eles para crédito e seguro rural ou para garantia de renda, fomento e comercialização do setor agrícola. É uma situação alarmante que prejudica a segurança e a competividade da produção agropecuária brasileira”, enfatizou a presidente da bancada, deputada Tereza Cristina (DEM-MS).
Para o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), urge a necessidade de um plano plurianual para a política agrícola no Brasil. “A agricultura precisa de previsibilidade e uma política integrada. Não se faz planejamento sem segurança a longo prazo. Estamos tapando buracos. O setor agropecuário, ao mesmo tempo que carrega a economia do país nas costas, não tem suporte adequado por parte do governo. A produção de alimentos e insumos está comprometida”, defendeu Moreira.
O deputado Adilton Sachetti (PRB/MT), vice-presidente da FPA na Região Centro-Oeste, afirmou que a rápida saída de recursos em política agrícola demonstra um endividamento e descapitalização do setor agropecuário brasileiro. “Esse cenário para a próxima safra só demonstra que o setor não está bem”, afirmou Sachetti.
Novo Congresso
Deputados eleitos para a legislatura 2019-2022 também estiveram presentes na reunião da FPA desta terça-feira (6). É o caso de Alexandre Frota (PSL/SP), José Carlos Schiavinato (PP/PR) e Zé Mário (DEM/GO). Os futuros parlamentares parabenizaram a FPA pela atuação legislativa em questões essenciais ao desenvolvimento do país e reiteraram a importância do setor produtivo no crescimento econômico do país.
Em sua fala, o deputado eleito Alexandre Frota afirmou que vem para colaborar na construção de um Brasil melhor e espera que a renovação legislativa do Congresso Nacional possa contribuir para isso. Para Schiavinato, debater políticas para o agronegócio brasileiro é sempre uma necessidade. “Temos a missão árdua de representar milhares de agricultores e produtores rurais em prol do desenvolvimento da agropecuária e do país”, destacou o deputado eleito pelo PP.