A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, foi agraciada nesta quarta-feira (27), com o Prêmio Mérito Agropecuário deputado Homero Pereira, na Câmara dos Deputados. A honraria é um reconhecimento da Comissão de Agricultura (CAPADR) concedido a pessoas e instituições que se destacaram pelo trabalho em benefício da agropecuária no Brasil.
Tereza Cristina foi premiada como “Personalidade do Agronegócio 2021” e afirmou que a agricultura brasileira é sustentável. “Estamos num período da COP e na dimensão da nossa agricultura eu posso afirmar que ela é sustentável e caminha a passos cada vez mais largos para ser cada vez mais sustentável e a maior agricultura verde do planeta”, disse.
Durante a cerimônia, a ministra elogiou ainda o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e todos os anos de pesquisa, de ciência, de tecnologia para chegar ao que ela chamou de “pujança do nosso agro”.
O Prêmio Mérito Agropecuário deputado Homero Pereira foi instituído em 2014 e é concedido a cidadão ou instituição cujos trabalhos ou ações tenham-se destacado nos campos científico, de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.
Presidente da CAPADR, a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) destacou que “Homero fez da defesa da agropecuária a causa da sua vida e deu uma contribuição inestimável à nação”. Segundo ela, esse prémio é um incentivo a agropecuária nacional “que se destaca por sua excelência nos quatro cantos do mundo.”
Ao longo de dois mandados como deputado federal, Homero Pereira foi líder da bancada do agro na Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e participou ativamente da aprovação do novo Código Florestal no Congresso Nacional. Além de deputado estadual por Mato Grosso, presidente do Sistema Famato, superintendente do Senar/MT e vice-presidente da CNA.
O presidente da FPA, deputado Sérgio Souza (MDB-RS), ressaltou a importância do trabalho da ministra a frente do Ministério da Agricultura. “Tereza Cristina tem trabalhado forte em prol do agro brasileiro e se esforçado muito para a expansão de programas nas áreas de exportação, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inovação tecnológica.”
Veja o que disseram os membros da FPA
Deputado Nelson Barbudo (PSL-MT)
“Homero Pereira (In Memoriam) era de Alto Taquari (MT), plantava soja na minha cidade. Tive muitos momentos com ele, foi um grande defensor do agro. É uma honra estar aqui falando dele.”
Deputado Zé Mário (DEM-GO)
“Eu quando cheguei em Goiás apenas com sonhos de ser um produtor rural e um líder classista, fui amigo e tive muito apoio do Homero Pereira. Ele foi uma pessoa que se destacou muito e o seu nome tem um peso muito especial para a agricultura brasileira.”
Deputado Paulo Bengtson (PTB-PA)
“O agro não para. Nós estamos aqui na Câmara trabalhando e o homem do campo está lá também fazendo a sua parte. Desejo que cada agraciado leve essa homenagem àquele que está lá na ponta produzindo alimentos e riquezas para a nossa nação.”