Com a finalidade de fortalecer a categoria leiteira e padronizar a qualidade da produção em todo Brasil, a Subcomissão do Leite, instalada pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), presidida pela Deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), realizou nos dias 19 e 20, visitas técnicas em São Paulo nas propriedades e instituições dos municípios de Pirassununga, São Carlos, Itarapina e Padrinho.
A Caravana iniciou as visitas em Pirassununga, na Fazenda da Aeronáutica, com uma palestra sobre o funcionamento da fazenda, desde o trato dos animais, produção e industrialização do leite.
“A fazenda é um exemplo de verticalização, com fábrica de ração própria, produção de 3.200 litros leite/dia, com lacticínio que produz iogurte, sorvete, queijos, doce de leite, bem como lombo, linguiça, joelho e costelinha defumada,” disse a deputada. Aline ressaltou também que tudo é feito com leite ” tipo A “. “A produção abastece os ranchos dos quartéis de quatro estados, além de vender os excedentes.”
A comitiva, formada por parlamentares da Subcomissão do Leite na Câmara, visitou também em São Carlos, no município paulista, a Embrapa Pecuária Sudeste que produz leite convencional de forma sustentável, com baixo nível de emissão de carbono. “Nesta unidade eles criaram o programa “Balde Cheio”, onde os produtores compensam a emissão de gases dos animais com o plantio de eucalipto, citreodora,” explica a deputada.
Na Embrapa Pecuária Sudeste as vacas ficam livres, respeitando o bem estar animal, com conforto, pastejo rotacionado e vão voluntariamente para a ordenha robotizada de 2 a 3 vezes ao dia. “São soluções sustentáveis que podem ser adotadas nas demais propriedades do Brasil, colaborando com a redução do custo de mão de obra no setor que é escassa, bem como no custo produção, visto que a maior parte da alimentação das vacas é a pastagem,” frisou.
Subcomissão do leite
A missão da subcomissão do leite com as visitas técnicas nos estados é de construir um projeto de lei que construirá as diretrizes das políticas públicas para o setor.
A terceira visita técnica foi na Fazenda Recanto SS. A alimentação das vacas é composta por pastagem e grãos, o leite é certificado e de alta qualidade. Adota o “Modelo Balde Cheio” em pastejo rotacionado – implantado pela EMBRAPA Sudeste, como forma de aumentar a eficiência de produção. Também são aplicadas outras práticas de manejo para aumentar a fertilidade do solo e o consórcio de gramíneas, para reduzir a necessidade de concentrados.
A próxima missão da Caravana do Leite será no Estado do Paraná, referência do leite e do Cooperativismo no início de outubro. “As visitas que fizemos nos deu a noção da importância da cadeia do leite para o nosso país, dando a certeza de que temos uma atividade sustentável e lucrativa, fazendo uso de técnicas e ferramentas possíveis de serem repassadas para outras propriedades Brasil afora”, finalizou o deputado Benes Leocádio (Republicanos – RN).
Com informações da assessoria.