A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) instalou, nesta sexta-feira (28) a Subcomissão Permanente da Produção de Leite, que será presidida pelos deputados Alceu Moreira (MDB-RS), como presidente, e Celso Maldaner (MD-SC), como vice-presidente, tendo como relator o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).
Composta inicialmente por 11 titulares e 9 suplentes, a Subcomissão tem como objetivo acompanhar, debater, propor soluções legislativas e outras providências para atender e dar suporte à cadeia produtiva do leite.
Segundo o deputado Alceu Moreira, que foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no último biênio (2019/2020), “o setor tem potencial de crescimento”. Por isso, assinala, que os produtores não podem ser tratados com piedade, mas com políticas públicas que ofereçam condições para competirem nos mercados interno e externo. Uma das ideias, antecipou, “é estimular a criação de consórcios de produtores, como já existem no Rio Grande do Sul, para que possam aumentar a produção e ter melhores preços pelo produto.”
A presidente da Comissão, deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), ressalta a importância da atividade leiteira no Brasil. “Represento a Capital Nacional do Leite (Castro/PR), conheço de perto os desafios que perpassam o produtor de leite e a cadeia deste produto que contribui para a formação da renda e de emprego de mais de 20 milhões de brasileiros. Esta Subcomissão tem muito a contribuir, e estou lisonjeada em poder reinstalá-la em meu mandato como presidente”.
O setor vem enfrentando problemas há muito tempo. Mas segundo a deputada, foram agravados pela pandemia do novo coronavírus. “Tenho batalhado muito junto ao Governo Federal, em especial no Ministério de Agricultura, e Entidades para auxiliarmos nas demandas do setor. Vamos somar esforços para mudar essa realidade que impacta principalmente os pequenos produtores”, garante Aline Sleutjes.
Segundo o deputado Celso Maldaner, as dificuldades da cadeia leiteira vêm de longa data e ainda é preciso conviver com as instabilidades do comércio internacional. “Precisamos mudar as injustiças e valorizar nossos produtores e reconhecer o valoroso trabalho dos pequenos agricultores.”
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira. Além da importância econômica, o leite é um alimento de grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos.
O relator da subcomissão, deputado Domingos Sávio, ressalta a importância da cadeia leiteira e declara estar empenhando para fazer as ações necessárias para o desenvolvimento da produção no país. “Vamos firmes na luta do leite e vamos produzir bons resultados. A comissão já produziu ótimos resultados em outros anos, há um reconhecimento do setor, mas nós temos muito a fazer. A missão está dada!”