O deputado federal Zé Silva (SD-MG), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realiza, na próxima quinta-feira (7), debate em defesa do fortalecimento do Serviço de Extensão Rural Público Brasileiro. O serviço de extensão rural no país hoje conta com cerca de 25 mil profissionais em mais de cinco mil municípios. O objetivo é desenvolver a atividade agropecuária, por meio de novas tecnologias e do fomento à profissionalização dos pequenos agricultores.
O evento, que irá acontecer no plenário 1 das Comissões da Câmara a partir das 13h30, contará com uma audiência pública sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), o lançamento do Pacto pelo Fortalecimento da ATER pública brasileira e a instalação da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.
“O Congresso Nacional é o espaço mais democrático do país e entendemos que é nosso dever promover o fortalecimento da ATER, por meio de ações fortes, contundentes, elaboradas por especialistas que conhecem a fundo a realidade do campo, das políticas públicas e, principalmente, seus desafios”, afirmou o deputado Zé Silva.
De acordo com ele, o serviço de ATER enfrenta tempos adversos nos últimos anos, desde a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), nos anos 90, até a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2014. “O desafio agora é interromper o desmonte mais uma vez iniciado em alguns locais pelo Brasil e assegurar sua reconstrução, com uma nova proposta, uma nova visão, um novo jeito de fazer ATER”, defendeu.
Foram convidados para o evento a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; a coordenadora Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Lucia Morais Kinceler; o presidente da Asbraer, Nivaldo Moreno Magalhães; o presidente da Anater, Ademar Silva Júnior; o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke; o presidente do Consepa, Antônio Carlos Machado; o presidente da Contag, Aristides Veras dos Santos, além de representantes da CNA, OCB, Senar e presidentes de todas as Emateres do país.